IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
PREVALÊNCIA DE BRONCOESPASMO INDUZIDO PELO EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS COM SINTOMAS CLÍNICOS DE ASMA.
Graciela Cássia Oro 1   (autor)   gracielaoro@bol.com.br
Darlan Laurício Matte 2   (orientador)   
Walter Celso de Lima 3   (co-orientador)   d2wcl@pobox.udesc.br
Maria Helena Goulart Nunes 4   (colaborador)   
Michelle Gonçalves de Souza 5   (colaborador)   
Francine Cavalli 1   (colaborador)   
1. Graduanda de Fisioterapia - CEFID - UDESC
2. Prof. MSc. de Fisioterapia - CEFID - UDESC
3. Prof. Dr. de Fisioterapia - CEFID - UDESC
4. Médica - Respirar Centro de Medicina Respiratória
5. Fisioterapeuta - Respirar Centro de Medicina Respiratória
INTRODUÇÃO:
Broncoespasmo é uma contração espasmódica da musculatura lisa dos brônquios, como a que ocorre na asma. Broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) é o aumento transitório na resistência das vias aéreas após um exercício vigoroso. Ocorre em 40 a 90% dos asmáticos, dependendo do tipo de exercício empregado e das condições em que foi realizado. O BIE é reconhecido como importante fator limitante da atividade física. Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência e as características de BIE em uma amostra da população de Florianópolis com sintomas clínicos de asma.
METODOLOGIA:
Analisa-se os prontuários de 51 pacientes da clínica Respirar-Centro de Medicina Respiratória, que realizaram o teste de broncoprovocação por exercício no período de julho de 2001 a julho de 2003 (19 mulheres e 32 homens), com idade entre 4 e 42 anos. Medidas do volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF1) foram obtidas antes, imediatamente após o teste e 5, 10 e 15 minutos após o exercício. Usou-se como parâmetro positivo para BIE uma queda de 15%, ou mais, da VEF1.
RESULTADOS:
Dos 51 pacientes estudados, 15 (29,4%) obtiveram resultados positivos para o BIE, com uma prevalência de 3,75 homens para cada mulher (3,75:1), mostrando uma predominância para as faixas etárias entre 4 a 10 anos e 10 a 20 anos, representando 80% da população, onde o percentual médio de queda do VEF1 foi de -23,75%.
CONCLUSÕES:
Observou-se que a amostra apresentou uma baixa prevalência de BIE com valores inferiores a outras pesquisas publicadas no exterior, com uma queda média de VEF1 dentro do padrão relatado por estes estudos. Observou-se uma maior predominância do sexo masculino, atingindo principalmente crianças e adolescentes. Apesar da baixa prevalência de BIE na amostra, o BIE é relativamente freqüente e deve ser considerado quando se pratica exercícios físicos com estes grupos de pacientes.
Palavras-chave:  asma; broncoprovocação; espirometria.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004