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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
PESQUISA DE ATITUDE PARA IDENTIFICAR O PERFIL DOS ESTUDANTES DE ADMINITRAÇÃO DA UEMA E SUA ADEQUAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO
Eduardo Gedeon Maciel 1   (autor)   gedeon.maciel@elo.com.br
Flávia Maria Gomes Parente Alves 2   (autor)   flavialves@elo.com.br
Diana Rosa Melo de Assis 1   (orientador)   
1. Depto. de Administração, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
2. Depto. de Pedagogia, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
INTRODUÇÃO:
Verificando a necessidade de colaborar com o processo de avaliação pedagógica do curso de administração da Universidade Estadual do Maranhão, efetivou-se esta pesquisa com a finalidade de reconhecer se o perfil deste estudante atende às exigências do mercado.
Estudos exploratórios realizados através do constante contato com os estudantes de administração favoreceram o reconhecimento de situações que merecem ser objeto desta pesquisa. Assim, enuncia Pedro Demo: “... não pode haver docência e discência efetiva sem o fundamento da pesquisa”.
Diante do distanciamento entre teoria e prática vivenciado pelos alunos, fato, provavelmente, resultante do limitado contato entre o curso e o mercado e da falta de iniciativa dos próprios alunos, vislumbra-se buscar alternativas para minimizar os obstáculos presentes no processo de formação acadêmica do estudante de administração da Universidade Estadual do Maranhão.
METODOLOGIA:
O método de abordagem utilizado na execução desta pesquisa foi o dialético. Para afirmar os resultados infracitados estabeleceu-se o método de procedimento estatístico, tendo o questionário (04 questões subjetivas e 11 questões objetivas) como técnica de coleta de dados.
A amostra pesquisada foi de 122 alunos, sendo 56 estudantes do turno vespertino e 66 estudantes do turno noturno, representando 20,02% do universo de 604 alunos devidamente matriculados no 2º semestre de 2003 no curso de administração da Universidade Estadual do Maranhão.
Por fim, efetivaram-se as análises quantitativa e qualitativa dos dados pesquisados, com a finalidade de alcançar resultados abrangentes e capazes de fornecer as informações necessárias para atingir os objetivos desta pesquisa.
RESULTADOS:
Para alcançar os resultados desejados, foram criadas categorias para analisar o perfil do estudante de administração da UEMA, que são: motivo de ingresso no curso, atualização e aperfeiçoamento, área de interesse, formação acadêmica e atuação no mercado.
Considerando do que os motivou a ingressar neste curso, 27,97% dos alunos o escolheram por afinidade, 11,02% pelo mercado de trabalho promissor e 10,17% por vocação à profissão, totalizando 49,16% dos entrevistados.
Através da análise da categoria sobre atualização e aperfeiçoamento, observou-se que, em média, 25% dos estudantes sabem utilizar os programas básicos de computação; 33,33% não dominam nenhum idioma estrangeiro; somente 2% não lêem freqüentemente algum tipo de livro ou revista e apenas 5,75% não participam de congressos, palestras e outros cursos.
Quanto à área de interesse, é indiscutível a preferência pela gestão de pessoas (47,12%) e de marketing (46,15%). Já, no que se refere à formação acadêmica, apesar de quase a totalidade dos estudantes pesquisados reconhecerem a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão, 64,04% responderam não haver desenvolvido nenhum trabalho das duas últimas categorias acima citadas.
Por fim, sobre a atuação no mercado, 39% dos estudantes responderam que não praticam nenhuma atividade profissional e 27,68% dos entrevistados ainda não sabem em que tipos de empresa pretendem trabalhar.
CONCLUSÕES:
Em pesquisa bibliográfica, concluiu-se que as características necessárias ao administrador frente às tendências do mercado de trabalho são essencialmente: contínua atualização profissional, conhecimentos em informática, domínio de língua estrangeira, facilidade de comunicação, criatividade, além dos conhecimentos específicos da profissão de administrador. Portanto, é fundamental que o curso de administração da UEMA promova no corpo acadêmico, uma mudança de comportamento, visando à adequação do estudante aos requisitos exigidos para sua qualificada formação profissional. Além disso, faz-se necessário motivar os 50,84% dos estudantes matriculados, que não apresentaram respostas confiantes sobre sua escolha profissional, fato que está diretamente relacionado à falta de interesse pelas atividades acadêmicas.
Instituição de fomento: Universidade Estadual do Maranhão
Palavras-chave:  estudante; administração; mercado.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004