IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 10. Teoria e Metodologia da História
O CURSO DE HISTÓRIA DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E AS HISTÓRIAS ENSINADAS (1974-1988)
Olívia Morais de Medeiros Neta 1   (autor)   olivianeta@bol.com.br
Regina Coelli Gomes Nascimento 1   (orientador)   regina.coelli@bol.com.br
1. Departamento de História e Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
O Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES - constituiu-se como núcleo de estudos superiores em 1974, ano da implantação do Curso de História que em 1988 sofre a primeira Reforma Curricular passando a funcionar com as habilitações conjugadas de Licenciatura e Bacharelado. Objetivamos a partir da organização e estrutura do Curso de História do CERES-UFRN visibilizar currículos, práticas e saberes históricos ensinados no período de 1974 a 1988. Para tanto, partimos da noção de que História Ensinada são as concepções de História enredadas ao ensino e aos tempos.
METODOLOGIA:
Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral do CERES, buscando diários de classe, planos de curso, currículos, portarias e resoluções que cartografassem as Histórias Ensinadas nas disciplinas de História do Brasil I e II, Estudos dos Problemas Brasileiros I e II, Teoria da História e Introdução ao Estudo da História, escolhidas como foco da pesquisa. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso expressa em Michel Foucault.
RESULTADOS:
As Histórias Ensinadas no CERES expressam práticas de docentes e discentes como também orientações e concepções históricas que, através de bibliografias, constróem projetos para o saber histórico.
CONCLUSÕES:
As Histórias Ensinadas no CERES partilham de práticas históricas diversas e na contraposição de diários de classe e planos de curso os discursos divergem, assim como os fazeres. Assim, as Histórias Ensinadas perante a rede diários de classe/planos de curso/prática de docentes e discentes divergem, exprimindo a pluralidade das relações sociais e acadêmicos.
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  História; Ensino; Centro de Ensino Superior do Seridó.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004