IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PRESSÃO ARTERIAL E DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE DIAMANTINA -MG
Raphael Dumont 2   (autor)   raphaschlegel@hotmail.com
Camila A. de Abreu 2   (autor)   
Denise S. Ferreira 2   (autor)   deniseschwartz@bol.com.br
Helandra C. Vescovi 2   (autor)   helandra@hotmail.com
Rodrigo D. Machado 2   (autor)   rodetone@hotmail.com
Wagner F. Pereira 1   (orientador)   wafape@bol.com.br
Áurea S. Couto 1   (co-orientador)   aureafisio@hotmail.com
1. Depto. de Ciências Básicas da Saúde, Faculdades Federais Integradas de Diamantina - FAFEID
2. Acadêmico do curso Odontologia, Faculdades Federais Integradas de Diamantina - FAFEID
INTRODUÇÃO:
A hipertensão arterial acarreta vários riscos à saúde das pessoas, sendo considerada uma doença silenciosa. Muitas vezes inicia-se na infância, onde geralmente é desconhecida, podendo provocar sérios danos às pessoas especialmente com a evolução da idade, devendo, portanto, ser prevenida. A minoria das pessoas hipertensas e conhecedoras desse mal são tratadas contrastando com a maioria que não o são, e isso se deve em parte à falta de informações que vêm desde a infância. Assim, o objetivo deste trabalho foi levantar dados sobre o nível de indivíduos hipertensos em estudantes do ensino médio de Diamantina-MG, bem como o grau de conhecimento que possuem sobre a doença.
METODOLOGIA:
Para a realização desta pesquisa foi feita a aferição indireta da pressão arterial em 40 estudantes do ensino médio, na faixa etária de 15 a 20 anos, escolhidos aleatoriamente, na cidade de Diamantina-MG. Também foi aplicado um questionário avaliando o grau de conhecimento sobre a hipertensão arterial. A avaliação da pressão arterial foi realizada no ambiente escolar com o uso de estetoscópios e esfigmomanômetros do tipo aneróide, de acordo com as orientações da IV DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL e após consentimento por escrito dos pais ou responsáveis.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que 12,5% apresentaram hipertensão leve segundo parâmetros da IV DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, em relação ao conhecimento sobre a hipertensão arterial 31,81% desconhecem a doença, 28,6% não sabem suas causas, 50% desconhecem as conseqüências e 25,58% não sabem como prevenir. Em relação à existência de hipertensos na família, 42,5% dos entrevistados não souberam responder; 22,5% responderam que NÃO existem e 25% responderam que SIM. Dentre os estudantes com parentes hipertensos, quando questionados se esses parentes estavam sob tratamento 45% não souberam responder, 30% dos entrevistados responderam SIM e 25% responderam NÃO.
CONCLUSÕES:
Conclui-se assim que, o número de indivíduos encontrados com hipertensão leve é relativamente alto devido a idade da população pesquisada. Alem disso os estudantes entrevistados apresentaram um baixo conhecimento sobre a hipertensão arterial. Tendo em vista este conhecimento limitado sobre o assunto, acredita-se que tais indivíduos poderiam apresentar maior propensão ao desenvolvimento da doença, sendo necessário portanto, uma intervenção no sentido de conscientização dos mesmos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  hipertensão arterial; prevalência de hipertensão; adolescentes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004