IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
OLHANDO OS ÁLBUNS DE FAMÍLIA: AS FOTOGRAFIAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM SÃO JOÃO DO SABUGI E IPUEIRA-RN DE 1940 - 1960
Amanda Lins Gorgônio Costa 1   (autor)   ama.historia@bol.com.br
Eugênia Maria Dantas 2, 3   (orientador)   eugenia@seol.com.br
1. Graduanda do Depto. de História e Geografia, CERES, UFRN.
2. Profa. Dra. do Depto. de História e Geografia, CERES, UFRN.
3. Pesquisadora da Base de Pesquisa Educação e Sociedade, CERES, UFRN.
INTRODUÇÃO:
A fotografia no Seridó norte-rio-grandense ganha visibilidade com o trabalho de José Ezelino da Costa, caicoense que fotografou diversos acontecimentos sociais, paisagens, e personagens do Sertão, com especial ênfase na primeira metade do século XX. Com a popularização da arte fotográfica na região, a partir da década de 40 do século XX o senhor Enock Pereira das Neves começa seu trabalho de fotógrafo profissional no território que hoje corresponde aos municípios de São João de Sabugi - RN e Ipueira - RN, fotografando principalmente pessoas. Partindo do princípio de que a fotografia constitui uma trama reveladora de subjetividades e de visões multifocais acerca da realidade e, que ela em si, guarda a memória das relações de gênero que se processam na sociedade, temos como objetivo catalogar o acervo do senhor Enock Pereira das Neves referente aos anos de 1940-1960, para problematizar as relações de gênero a partir delas.
METODOLOGIA:
Esse trabalho originou-se do projeto de pesquisa Fotografia e Complexidade: itinerários norte-rio-grandenses, coordenado pela Doutora Eugênia Maria Dantas. Partindo do aporte teórico-metodológico estudado no projeto, vemos em Edgar Morin e Roland Barthes suportes necessários para entendermos a fotografia a partir de uma visão complexa, paradoxal e multifacetada; os conceituamentos de gênero enquanto construção social serão referenciados por Joan Scott e Guacira Lopes Louro. A oralidade é um recurso metodológico na construção do trabalho, dado através do diálogo com pessoas memórias que conviveram com o senhor Enock Pereira das Neves na época referida.
RESULTADOS:
Dentro da catalogação que está sendo executada, privilegiamos as fotografias de famílias. Verificamos que as imagens fotográficas que encenam arranjos familiares costumam representar , em sua maioria, o modelo de família patriarcal proposto por Gilberto Freire, em que o primeiro plano recai sobre o pater familias , e em seguida sobre a mulher e os filhos. A fotografia, assim concebida, revela práticas socio-culturais das famílias de São João do Sabugi - RN e Ipueira - RN no período em estudo, expressando as subjetividades do fotógrafo e do fotografado.
CONCLUSÕES:
Este trabalho possibilitou a ampliação do conhecimento, pois utilizou fontes históricas diferenciadas, já que trabalhamos com um objeto de estudo inusitado, qual é a iconografia, representada pelo registro fotográfico. Observarmos que as famílias das cidades de São João do Sabugi - RN e Ipueira - RN, recorte espacial da pesquisa, apresentam o modelo de família patriarcal nos registros imagéticos. As fotografias familiares analisadas constituem uma trama reveladora de realidades que nos dão suporte para percebermos o cotidiano vivido no Seridó do Rio Grande do Norte, no período de 1940-1960.
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Fotografia; Complexidade; Família.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004