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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
LULA: DE SAPO BARBUDO A PRÍNCIPE PRESIDENTE DA REPUBLICA
Carla Georgea Silva Ferreira 1   (autor)   calageorgeaf@ig.com.br
Josedla Fraga Costa 1   (autor)   filosofanja@hotmail.com.br
Carlos Benedito Rodrigues da Silva 3   (orientador)   carlosbene@terra.com.br
1. Curso de Ciências Sociais,Universidade Federal do Maranhão- UFMA
2. Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão- UFMA
3. Depto. de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Maranhão- UFMA
INTRODUÇÃO:
É inconteste que atualmente ao falarmos em política, não podemos esquecer da mídia, que mostra a cada dia seu "poder". Alguns a chamam de 4º poder, outros dizem que vivemos na Idade Mídia, entretanto, ainda são poucos os estudos acerca da relação mídia e política. Nosso intuito nesse trabalho foi traçar um paralelo entre as relações mídia e política nas eleições em que o atual presidente - Luís Inácio Lula da Silva - participou, marcando uma trajetória, que variou de "sapo barbudo", 1989-1998, à "príncipe" 2002.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico, envolvendo livros, jornais e revistas sobre o tema, com vistas à elaboração dos referenciais teóricos, (Bourdieu); (Miguel 2002); (Kuninski 1998), que dessem sustentação a nossas análises e também nos possibilitassem identificar os argumentos utilizados pela mídia, no sentido de influenciar na opinião dos leitores sobre o perfil de Lula enquanto candidato à Presidente.
RESULTADOS:
A pesquisa nos permitiu constatar, que a mídia utilizou subterfúgios distintos nas campanhas eleitorais de 1989, 1994,1998 e2002, para eleger o candidato que lhe era conveniente. Em 1994, por exemplo, houve uma ênfase exaustiva nas qualidades de Fernando Henrique e nos "defeitos" de Lula, o fato que nos chamou atenção foi à forma como a mídia trabalhou (2002), para transformar a imagem Lula, de "sapo" a "príncipe" Presidente da Republica.
CONCLUSÕES:
Ao formular este trabalho, objetivávamos identificar qual o poder de influência dos meios de comunicação e qual a importância da publicidade em uma campanha eleitoral. Foi possível observar, que a mídia tem grande influência na política, ainda que esta, por si mesma, não seja suficiente para eleger um candidato. Mas no caso de Lula, os meios de comunicação tiveram um papel preponderante, no processo de sensibilização e aceitação de sua imagem como representante da autenticidade do povo brasileiro.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Politica; Mídia; Eleições.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004