IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
O DISPOSITIVO A TRÊS PÓLOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Maria Elizabeth Barros de Barros 1   (orientador)   betebarros@uol.com.br
Fernanda Silva de Almeida 1   (autor)   nanda_psi@ig.com.br
1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
INTRODUÇÃO:
No texto que se segue, apresentamos um estudo no âmbito da Saúde do Trabalhador, onde privilegiamos a pesquisa feita conjuntamente com os trabalhadores e em seu local de trabalho, pois acreditamos que o trabalhador tem um saber que é fundamental na construção de locais de trabalho que promovam saúde. Para tanto utilizamos o conceito de Dispositivo a Três Pólos, elaborado por Yves Schwartz, a partir do conceito de Modelo Operário Italiano. Tal dispositivo aliou à confrontação dos saberes disciplinares e dos saberes práticos um terceiro pólo que seria o das exigências éticas e epistemológicas). Dentro dessa perspectiva, temos como objetivo construir uma metodologia que viabilize a formação de trabalhadores em educação para tentar dar visibilidade aos valores do sujeito, as suas potências de criação no trabalho e na vida, pois é a partir daí que se pode encontrar as respostas para transformar a situação das condições precárias de trabalho as quais os educadores tem se subjugado. Acreditamos que o ‘Dispositivo a três pólos’ é um potente dispositivo na construção de uma relação prazerosa com o trabalho-escola-vida, a partir da valorização do conhecimento prático dos trabalhadores e da articulação deste com o conhecimento cientifico, dentro de uma ética de expansão da vida.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada numa escola de ensino fundamental pública do município de Vitória-ES. Com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Em seguida, foram realizadas duas oficinas de conhecimento, com o intuito de aliar os conhecimentos científicos e a experiência dos trabalhadores, pois acreditamos que para se pesquisar o trabalho e produzir novos conceitos que nos auxiliem na efetiva intervenção das condições de trabalho na escola, é essencial a participação efetiva dos trabalhadores envolvidos. As oficinas seguiram algumas etapas: Etapa 1: foi realizado um estudo sobre o conceito de dispositivo a três pólos, mostrando trabalhos realizados a partir deste conceito. Etapa 2: o grupo de educadores era dividido em subgrupos, onde havia um coordenador que procurava interferir o mínimo possível e estimular a participação de todos. A discussão era acompanhada por um observador que tinha como função registrar o processo de discussão e os tópicos tratados, com gravação em fita cassete. Etapa 3: retorno dos subgrupos. Momento de coletivizar as experiências resgatadas nos subgrupos.Etapa 4: após a discussão foram destacados alguns pontos mais relevantes para exercícios de estudo de campo de acordo com o cotidiano de trabalho. Para a realização das oficinas foram utilizados máquina fotográfica, gravadores, papel e caneta para registrar os tópicos principais da discussão. Além disso, utilizamos um diário de campo onde registrávamos nossas visitas semanais a escola.
RESULTADOS:
Temos como resultados dessa pesquisa um levantamento bibliográfico sobre o Dispositivo a três pólos; produção de fichamentos dos textos selecionados para um maior aprofundamento teórico sobre o tema; realização de oficinas de conhecimento, onde foram realizados intercâmbios de materiais e encontros, possibilitando outras análises e construção de outras práticas. A partir das oficinas, houve a formação de um grupo de trabalho que ficou responsável por fazer um monitoramento dos principais focos de adoecimento na escola. Após esse levantamento foi elaborado um quadro com os principais focos, e o grupo se dividiu para pesquisar melhor esses focos e pensar alternativas possíveis para transformar essas situações adoecedoras no sentido da promoção de saúde. Dentro destes focos podemos sinalizar alguns, como por exemplo, o barulho ensurdecedor devido a péssima acústica da escola; falta de equipamentos como maquina copiadora, maquina fotográfica e filmadora; baixos salários o que implica, muitas vezes, em enfrentar três jornadas de trabalho diárias; falta de parceria escola-comunidade.
CONCLUSÕES:
Entendemos, a partir dos dados coletados, que as condições e organização do trabalho ali materializadas não têm favorecido promoção de saúde naquele local de trabalho. A possibilidade de conhecer o trabalho realmente realizado na escola, saindo assim, dos limites do trabalho prescrito, pode potencializar o aspecto inventivo do que fazem na escola e ser uma estratégia importante para a transformação do vivido naquele estabelecimento.
Instituição de fomento: PIBIC,CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Dispositivo a três pólos; formação; saúde do trabalhador.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004