IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA LÍTICA APRESENTADA POR METABÓLITOS FUNGICOS
Rubens Ferracini Junior 1   (autor)   frrcnjr@hotmail.com
Grazieli de Nascimento Barros 1   (colaborador)   gnbarros@hotmail.com
Juliana Pasquini 1   (colaborador)   paskju&hotmail.com
Aristeu Gomes da Costa 1   (colaborador)   agcosta@hotmail.com
1. Depto. Farmácia e Biomedicina - Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto - SP
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO A observação de algum tipo de atividade biológica por metabólitos e/ou componentes somáticos microbianos tem sido relativamente freqüente nas ultimas décadas. Entre os metabólitos microbianos de maior interesse, especial ênfase vem sendo dada ao estudo de componentes de parede celular e de pigmentos produzidos por fungos ou bactérias. O Grupo de Estudos em Microbiologia do Centro Universitário Barão de Mauá tem trabalhado com pigmentos de fungos demáceos, principalmente no que concerne às suas atividades imunomoduladoras e antimicrobiananas. Neste contexto, o presente trabalho propõem-se apresentar atividade antimicrobiana lítica por metabólitos fungicos difusíveis de alguma espécies de fungos demáceos.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA Os isolados de fungos demáceos foram obtidos a partir de diversas origens, alguns de amostras clínicas humanas, outras de amostras clínicas veterinárias, outras de alimentos ou de ambiente (solo ou ar). Após caracterização e identificação por metodologias convencionais, os isolados foram submetidos a procedimentos de produção de pigmentos difusíveis em meio de Batata-Dextrose Broth (Caldo Batata). Os cultivos produtores de pigmentos foram selecionados, inativados e submetidos a extração por solventes orgânicos ou álcalis. Os produtos obtidos foram purificados por diálise contra água destilada, concentrados por evaporação, quantificados e ressuspensos em solução salina fisiológica, em concentrações variando de 1 a 1000 µg/mL. Tais suspensões foram utilizadas em ensaios de sensibilidade em placa segundo a metodologia clássica de Kirb-Bauer. Amostras padrão de Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Bacillus cereus, Candida albicans e Cryptococcus neoformans, foram semeadas sobre a meio de Mueller-Hinton ou Batata-Dextrose Agar, e em seguida uma 1 mL de alguma das suspensões de pigmentos fungicos foi depositada no centro da placa. Os halos de inibição de crescimento resultantes (“efeito Flemming”), foram relatados e seus diâmetros determinados e comparados a controles obtidos com o uso de antibacterianos ou antifungicos conhecidos. Os resultados obtidos foram tabulados e validados por testes estatísticos.
RESULTADOS:
RESULTADOS O uso de pigmentos originários de isolados de Bipolaris sp, Alternaria sp e Exserohilum sp, foram capazes de inibir o crescimento de todas as bactérias testadas, em concentrações semelhantes às dos antibióticos-controle utilizados. A taxa de inibição do crescimento de leveduras foi menor em em relação aos antimicóticos utilizados em cerca de 20% para Candida albicans e 15% para Cryptococcus neoformans. Pigmentos de isolados de Curvularia sp, Exophiala sp e Phaeannelomyces sp, foram mais efetivos contra as duas espécies de leveduras do que contra as de bactérias. A ação inibitória antibacteriana foi marcante para pigmentos de isolados de Alternaria sp, com halos proeminentes já com concentrações de 10 µg/mL. A atividade inibidora de crescimento fungico mais marcante foi apresentada por pigmentos isolados de Phaeannelomyces, com halos até cinqüenta por cento maiores do que os obtidos com os antifúngicos padrão.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES Microrganismos são eficientes produtores de moléculas bioativas, e a pesquisa ativa destas, além de suas avaliações farmacológica e toxicológica, constituem-se campos importantes e fascinantes do estudo em microbiologia. Na linha de trabalho do Laboratório II de Microbiologia do Centro Universitário Barão de Mauá, o estudo relatado demonstra o potencial de certos pigmentos fungicos como elementos antimicrobianos. Estudos paralelos sobre toxicidade e atividade pró-inflamatória ou inibidora de inflamação, estão em fase de conclusão.
Instituição de fomento: Centro Universitário Barão de Mauá - CBM
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  metabólitos microbianos; pigmentos fungicos; fungos demáceos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004