IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
URBANIZAÇÃO E PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS NA CIDADE DE POCONÉ - MT
Elizaneth de Arruda Martins 1   (autor)   elizanethis@ig.com.br
Dirlene Ada Bacani 1   (autor)   lenabacani@yahoo.com.br
Lauro Virginio de Souza Portela 1   (autor)   aport@o2.net.br
Marinete Covezzi 1   (orientador)   covezzi@cpd.ufmt.br
1. NERU- Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos, Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
Este estudo encontra-se inserido no Programa Pantanal Norte: estudos integrados dos processos ecológicos e sociais com vistas à conservação, Site 12,PELD, no âmbito do projeto: Cidades do Entorno da RPPN SESC Pantanal: caracterização sócio-econômica e impactos ambientais. Essa primeira fase do projeto, que durou dois anos, teve como objetivo realizar o estudo do processo histórico da cidade de Poconé, buscando conhecer o processo de ocupação da região e formação da cidade, com ênfase nas principais atividades econômicas, o uso dos recursos naturais e os impactos ambientais provocados no pantanal, e prováveis impactos na área de conservação. Também foi alvo de estudo a estrutura urbana da cidade, a existência de equipamentos urbanos e infra-estrutura.
METODOLOGIA:
Nestes dois primeiros anos da pesquisa foi realizada uma pesquisa piloto para estabelecer uma metodologia para estudar as cidades. A pesquisa de campo partiu de um mapeamento da cidade de Poconé, visando identificar os usos e funções presentes na malha urbana, a existência de equipamentos coletivos e de infra-estrutura física e detectar a existência de áreas com impactos ambientais. Foram estudados documentos históricos, documentos oficiais da Prefeitura de Poconé e secretarias municipais que resultaram na história de ocupação do município de Poconé e da cidade e formas de gestão. Foram realizados estudo com dados quantitativos a partir de censos estatísticos do IBGE, Anuários Estatísticos do Estado de Mato Grosso e das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente, que sistematizados em um banco de dados enriqueceram os dados qualitativos obtidos com a aplicação de questionários e entrevistas junto à população da cidade e órgãos públicos, que trouxeram grandes contribuições para as análises comparativas de indicadores sobre população, atividades econômicas, sociais e culturais, e impactos ambientais.
RESULTADOS:
A cidade de Poconé fica situada na planície pantaneira, sul do Estado de Mato Grosso, com áreas alagáveis, cerrado e campos de pastagens naturais. A cidade surgiu no séc. XVIII, com a descoberta de lavras de ouro (1777). A extração do ouro era a principal atividade econômica até meados do séc. XIX, quando entrou em declínio e foi substituída pela pecuária extensiva, desenvolvida nos campos naturais. O domínio da pecuária ocorre até a década de 1980. Até aquele momento o crescimento da cidade foi lento e gradual, atendendo as exigências do mundo rural que a cercava. Na década de 1980, as atividades urbanas passaram a ter mais destaque, com a retomada da mineração, situada em seu perímetro urbano. A cidade sofreu um processo rápido e caótico de crescimento populacional. Em 1980, a população era de 23.314 hab., e em 1990, 47.007 hab. Esse crescimento foi acompanhado de muitos problemas sociais e econômicos gerados pelo garimpo, como falta de moradia, infra-estrutura e equipamentos urbanos; e graves problemas ambientais provocados pela mineração na área urbana. Se o período da mineração foi caótico, quando as áreas de mineração foram fechadas em 1997, ocorreu uma grave crise econômica. Atualmente a cidade encontra-se em um processo de retomada do crescimento econômico e urbano. No entanto, ainda vive muito problemas sociais provocados pela falta de emprego e a migração da área rural para urbana.
CONCLUSÕES:
O resultado dos estudos sobre a população, equipamentos coletivos, infra-estrutura e economia foram significativos, porque demonstraram que ocorre na cidade de Poconé um processo semelhante ao das outras cidades brasileiras, em que recursos e equipamentos são distribuídos de modo desigual. O aumento da população urbana tem como causa a migração de parcela da população da área rural para a área urbana. No entanto, isso não ocorre concomitante à oferta de postos de trabalho e atividades geradoras de renda. Existe também uma escassez de infra-estrutura para atender a população migrante, provocando aumento das áreas periféricas da cidade, com parcela significativa da população vivendo em condições de extrema pobreza,. As moradias são inadequadas e sem saneamento básico. Faltam equipamentos coletivos e quando existem os serviços prestados são precários. Os problemas ambientais, sobretudo os que degradam o ambiente pantaneiro e o ambiente da cidade, provocados pela atividade de mineração, tem sido alvo de propostas de políticas públicas, mas ainda de modo incipiente. Os resultados da pesquisa mostram a necessidade do estabelecimento de políticas públicas para atendimento das necessidades de uma parcela considerável dessa população pantaneira, tanto da área urbana quanto da área rural, que vive sem assistência suficiente para que possam usufruir do que tem sido considerado “qualidade de vida”, tendo, ao invés disso, que sobreviver de forma miserável na cidade de Poconé.
Instituição de fomento: CNPq/PELD
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  urbanização; problemas ambientais; história da urbanização.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004