IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
ESTUDO DE MICRO CLIMA NA ESTAÇÃO CHUVOSA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Jully Rafaelle da Silva Brito 1   (autor)   jullyrafaelle@yahoo.com.br
Sauro de Almeida Queiroz 1   (autor)   
Cleusa Aparecida Gonçalves Zamparoni 1   (orientador)   camzamp@terra.com.br
1. Depto de Geografia, Inst de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
Criada em 1970, sediada em Cuiabá - MT com 761,628 m², o campus da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, reúne elementos do processo urbano tais como edifícios, vias pavimentadas, calçamentos, circulação de veículos, concentração de atividades humanas, praças, bosques entre outros que proporcionam um estudo de clima local. Sendo assim o presente estudo proporciona a continuidade do Trabalho de Conclusão de Curso de título “Variações de Temperatura e Umidade do Ar na Universidade Federal de Mato Grosso” do aluno graduado, do Curso de Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado, Gino Bussato defendido no ano de 1992. Essa continuidade mostrou que o monitoramento das variáveis climatológicas que resultam em diferenças nos dados climatológicos, do ano de 1992 até o presente ano de 2004. Este estudo visa contribuir para os estudos de micro clima para Cuiabá-MT, tendo como objetivo relacionar o comportamento das variáveis de temperatura e umidade do ar em diversos locais do Campus da UFMT, decorrentes do uso e ocupação do solo.
METODOLOGIA:
Entre os procedimentos que foram adotados para o desenvolvimento da pesquisa, destacamos o levantamento bibliográfico documental, tendo em vista a obtenção de informações sobre os aspectos históricos, políticos, sócio- econômico e físico da UFMT. No tocante ao estudo do clima local, foi elaborado o mapa do uso e ocupação do solo do campus com base no mapa do ano de 2003 da UFMT, já contendo modificações no Campus que norteou a coleta de dados de temperatura e umidade do ar, os mapeamentos das isotermas e isoígras e os gráficos. Esta representação cartográfica do uso do solo foi fundamental para identificar os diferentes padrões de uso do solo bem como a presença da vegetação, edificações e para a seleção dos pontos onde seria feita a coleta de dados. Os dados foram coletados utilizando-se transecto móvel e um Psicrômetro de funda, escala 0,1C Incortem, que obtém através do bulbo úmido a umidade relativa do ar e do bulbo seco a temperatura do ar do local, nos períodos de 16 à 18/12/2003 (estação chuvosa) nos horários das 8:00, 14:00 e 20:00 h.
RESULTADOS:
Com base no mapa de uso e ocupação do solo realizou-se as plotagens dos pontos para obtenção das isoígras e isotermas referentes à temperatura e umidade do ar coletado durante a coleta. Os resultados analisados constataram modificações climáticas, provavelmente derivadas do uso e do tipo de ocupação do solo. O fenômeno da “ilha de calor” onde as áreas centrais apresentam temperaturas mais elevadas do que as da periferia constitui–se na maior das variações térmicas na escala local e trata-se, provavelmente, de uma das conseqüências climáticas mais representativas do desenvolvimento urbano, tal fenômeno foi constatado no campus da UFMT em pontos de coleta onde a concentração de construções tanto verticais como horizontais era maior e na proximidade do asfalto.
CONCLUSÕES:
As ações antrópica, portanto, desde o primeiro dado de 1992 até este em 2004 se mostraram claramente transformadoras no local estudado, constituindo mudanças sensorialmente perceptíveis ao alterarem o conforto térmico.”O homem e o clima mutuamente se afetam...” (Ayoade, 1998), não se pode esperar então que modificações induzidas na paisagem não provoquem nenhum efeito colateral, no entanto tais efeitos podem ser controlados a medida em que intensificam os estudos na área a ser trabalhada de forma a gerar planos de ação eficazes no sentido de manter o objetivo proposto para o lugar, no caso da UFMT, a ampliação do espaço utilizado para trabalho e estudo, e ao mesmo tempo evitar impactos descoordenados no clima da micro-região, afetando assim, negativamente o homem, especificamente, através das “ilhas de calor”.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Micro-clima; Ilha de Calor; Uso do Solo.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004