IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
OS ENGENHOS DE RAPADURA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO POÇO. MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER-MT.
Fátima Lourdes de Souza Gargioni 1, 2   (autor)   fatimaufmt@hotmail.com
Suíse Monteiro Leon Bordest 1   (orientador)   bordest@uol.com.br
1. Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
2. Faculdades Integradas Cândido Rondon-UNIRONDON.
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta resultados de um diagnóstico em pesquisa exploratória, junto à comunidade ribeirinha de Praia do Poço, localizada à margem esquerda do Rio Cuiabá, no município de Santo Antônio do Leverger, no Estado de Mato Grosso, objetivando desenvolver ações educativas, com sugestão de um Centro de Referências dos Engenhos de Rapadura, que possam motivar seus residentes, à busca de alternativas sócio-econômicas, para desenvolvimento local. Específicamente , nesse trabalho, levantamos a situação atual dos moradores de Praia do Poço, para que possamos estimulá-los à valorizaçãode seus conhecimentos culturais e o uso adequado da biodiversidade local, levando-os À reflexão sobre os efeitos da evasão rural, provocando a paralização da produção de rapadura de cana.
METODOLOGIA:
Buscando privilegiar a abordagem fenomenológica de Husserl, que leva em conta a subjetividade e os valores, crenças, ações conjuntas, a prática que o ser humano se reconhece como aquele pensa a partir do mundo que está aí. Com a percepção ambiental dos moradores de Praia do Poço, utilizamos o triângulo de Whyte (1978), que coloca como técnicas fundamentais:observar, escutar e interrogar, entendendo que o ser humano deve ter a compreensão e o conhecimento dos fatores sociais e culturais do meio que os cerca. Em visita à comunidade, entrevistamos seis pessoas, que já foram proprietárias de engenho.
RESULTADOS:
Os resultados, permitiram as comparações com os dados obtidos em entrevistas realizadas na comunidade cerca de vinte anos. Decorrendo daí, a constatação da desativação dos engenhos, movidos à tração animal, o abandono à fabricação de rapadura de farinha de mandioca e por outro lado, a manifestação das habilidades das mulheres, como doceiras e quitandeiras e da manutenção dos exímios pescadores da Praia do Poço, motivando-nos a investigação no contexto ambiental, justificando o nosso interesse pelo assunto.
CONCLUSÕES:
Podemos afirmar que os resultados de nossas ações, no que diz respeito a palestras e encontros com a comunidade, poderão contribuir para o desenvolvimento e a organização dessas atividades, que fizeram parte da cultura e da economia, afirmando qua a comunidade local é o sujeito essencial para assegurar a preservação dessa cultura e da Educação Ambiental das comunidades ribeirinhas à beira do Rio Cuibá, no Município de Santo do Leverger.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Praia do Poço; Educação Ambiental; Ribeirinhos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004