IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 6. Gestão Financeira
GESTÃO DE CUSTOS EM UM ASSENTAMENTO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CAPACITAÇÃO A PEQUENOS PRODUTORES RURAIS
Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Moreira 1   (autor)   acarvalhorfm@top.com.br
Maria de Lourdes Nunes 1   (colaborador)   mlnunes@terra.com.br
Eleuza Ferreira Duarte 1   (colaborador)   e.eleuza@terra.com.br
1. Núcleo de Humanas - Ciências Sociais Aplicadas Univ. Estadual do MS - UEMS
INTRODUÇÃO:
A Reforma Agrária é uma realidade no Brasil, porém, apesar dos esforços políticos e de organizações não governamentais em administrar os conflitos existentes, muito há para se fazer. O enfoque deste projeto está relacionado aos problemas de gestão da população assentada. Constata-se que um dos problemas da Reforma Agrária é a permanência do assentado na terra, entre estes problemas evidencia-se a falta de aptidão para o ofício rural; falta de apoio estrutural, financeiro e econômico para exploração rural. Portanto, este projeto preocupou-se com o aspecto da função administrativa de controlar, a qual tem um papel de extrema importância para que os resultados do planejamento sejam avaliados e mensurados, pois mede e compara a gestão das diversas atividades das pequenas propriedades rurais, possibilitando as correções e os realinhamentos em tempo real. Sendo assim, teve por objetivo a capacitação do assentado em Gestão de Custos, vislumbrando a possibilidade de um melhor emprego dos recursos financeiros e recursos naturais disponíveis, para aumentar a produtividade.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com produtores rurais de dois Assentamentos do Município de Nova Alvorada do Sul - MS, o assentamento Paulo Afonso Meneguel - PAM - e no Programa de Assentamento de Nova Alvorada do Sul – PANA; fazendo parte de um programa interinstitucional - o PACTo MS (Programa de Apoio Científico-Tecnológico aos Assentamentos da Reforma Agrária Experiência Piloto em Mato Grosso do Sul). São 201 família assentadas, para sua capacita;cão foram selecionados nove grupos de multiplicadores. O programa de capacitação teve início com palestras de sensibilização e definições básicas sobre Custos na propriedade rural e levantamento de custos pelos assentados. Para facilitar a compreensão do assentado foi apresentada uma cartilha de custos, utilizada por cada produtor em seu próprio lote, visando à apuração dos custos que estão direta e indiretamente relacionados à produção. Logo a metodologia empregada foi treinamento, aplicação na prática dos conceitos, apuração de custos e análise dos resultados, através da comparação entre os produtores rurais.
RESULTADOS:
Pode-se destacar na capacitação de custos: o despertar para a necessidade de calcular os custos da propriedade. Após as palestras de sensibilização, motivação e o treinamento de levantamento de apuração de custos comprovaram-se a possibilidade de se trabalhar e ter resultados positivos em públicos com este perfil. Algumas decisões importantes foram fortalecidas após essa capacitação, destacando-se: a compra dos resfriadores de leite, aumentando o poder de barganha no preço final, reunindo produtores para aumentar a quantidade de produtos comprados melhorando o preço e as condições de pagamento, a exemplo do sal mineral e outros.
CONCLUSÕES:
O objetivo deste projeto foi amplamente atingido, uma vez que, ao pesquisar e elaborar uma metodologia de capacitação em Gestão Administrativa que contemple os conceitos básicos de custos, passa a ser uma questão primordial para o sucesso dos programas governamentais concernentes aos assentamentos. Pode-se observar isto com os produtores rurais, ao analisar com eles os resultados obtidos após a apuração dos custos de suas propriedades. O conhecimento do negócio garantiu-lhes análises que se transformaram em ações e decisões para melhorar a performance produtiva individual e coletiva. A capacitação de custos permitiu tomada de decisões que melhoraram o processo de compra, o processo produtivo, a comercialização e em conseqüência, o aumento na renda familiar, ampliando as expectativas dos assentados quanto ao programa.
Instituição de fomento: CNPq
Palavras-chave:  Reforma Agrária; Gestão de Custos; Assentamento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004