IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
A ATUAÇÃO DO NTE BLUMENAU NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO NAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Cibele Coutinho dos Santos 1   (autor)   cibasantos@terra.com.br
Lucy Maria Cardoso de Farias 1   (autor)   lucymcfarias@yahoo.com.br
Maria Stela Busarello Theis 1   (autor)   mariastelat@yahoo.com.br
Marisa Elsa Demarchi 1   (autor)   marisaelsa@terra.com.br
Vera Lúcia Guimarães Póvoas 1   (autor)   v.povoas@terra.com.br
1. Gerência de Educação e Inovação
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho relata uma experiência em Formação Continuada que foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais de Blumenau com dezenove escolas que possuem sala informatizada. Partindo da constatação de que as mesmas, apesar de estarem conectadas à internet, permaneciam ainda muito isoladas na realização de seus trabalhos, buscou-se realizar um curso que tivesse como proposta principal o planejamento e construção coletiva de uma página que oportunizasse um espaço de divulgação e busca de parceiros para realização de projetos.
METODOLOGIA:
Nesta perspectiva, visando criar uma cultura de interatividade nas escolas, oportunizou-se uma capacitação reunindo 90 educadores, entre os quais professores de Educação Básica e articuladores das salas informatizadas. Um dos objetivos do encontro foi sensibilizar os educadores quanto à importância da interatividade no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, e proporcionar subsídios para a construção de páginas das escolas.
A capacitação foi estruturada em três momentos:
a) 24 horas presenciais, reunindo cinco educadores de cada escola;
b) 16 horas à distância, com assessoramento dos multiplicadores do NTE;
c) divulgação dos sites no II Encontro Regional de Tecnologias de Blumenau.
Na parte presencial foram fornecidos subsídios aos educadores para confecção de páginas de suas escolas. Na parte à distância promoveram-se encontros e reuniões com o objetivo de buscar a participação dos diversos segmentos das unidades escolares (demais professores, equipe técnico-administrativa, alunos e comunidade escolar). Desta forma, buscou-se a construção de uma página com a participação do coletivo da escola. A divulgação dos sites e relatos de projetos ocorreram no II Encontro Regional de Tecnologias de Blumenau, momento em que os educadores novamente se reuniram para além de socializar seus trabalhos, submetê-los a apreciação dos demais educadores envolvidos na formação.
RESULTADOS:
Assim, oportunizou-se aos alunos e professores da rede pública de ensino um espaço para divulgação, com possibilidade de realização de trabalhos colaborativos, rompendo com o isolamento das escolas. Com a rede, a participação de várias escolas em um só projeto ficou bastante facilitada. Os educadores, por sua vez, isolados em seus ambientes de trabalho passaram a incorporar novas formas de trabalho com possibilidade de discussão de seus projetos, troca de informações, dessa forma enriquecendo suas produções. Por outro lado, criou-se uma cultura de uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, de modo que a produção do conhecimento fosse potencializada por elas.
No II Encontro Regional de Tecnologias de Blumenau, todas as escolas participantes da formação continuada tiveram oportunidade de relatar o processo de construção coletiva de suas páginas, destacando sucessos e dificuldades na elaboração coletiva e na publicação. Possibilitou-se assim um espaço de discussão do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas. Para conseguir realizar a produção das páginas, as escolas necessitaram aprofundar-se em questões teóricas e práticas a respeito das diferentes funções da tecnologia educacional. Os resumos de toda essa produção foram condensados nos Anais do II Encontro Regional. Na avaliação final do encontro, percebeu-se a satisfação e o envolvimento de toda comunidade escolar nessa proposta.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se durante todo o processo de formação continuada um envolvimento dos educadores nos projetos de construção das páginas. As escolas muitas vezes bastante resistentes a incorporação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em seu trabalho cotidiano passaram a incorporá-las, a discutir seu uso e a buscar coletivamente conhecimentos.
Notou-se assim que quando a formação continuada possui espaço para que os educadores, na realidade de suas escolas, com assessoramento dos multiplicadores do Núcleo de Tecnologias Educacionais, tem a oportunidade de criar projetos , bem como momentos de socialização, os resultados são muito mais eficazes do que cursos pontuais que não possuem acompanhamento e avaliação.
Faz-se necessário, portanto, que a formação continuada tenha como foco a possibilidade da escola refletir sobre as tecnologias que possui, e a melhor forma, de garantir uma grande rede de aprendizagem entre as escolas
Palavras-chave:  Sala Informatizada; Interatividade; Trabalhos colaborativos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004