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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
ARTE, DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: MÚLTIPLAS VOZES SOBRE/NO CURSO DE LETRAS/ICLMA/UFMT
CÉLIA MARIA DOMINGUES DA ROCHA REIS 1   (autor)   PROFª. DRª. / celiadr@uol.com.br
ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ BORGES 1   (autor)   PROF. MS. / guidabcruz@hotmail.com
MARIA CELESTE SAAD GUIRRA 1   (autor)   PROFª MS. / celesteguirra@uol.com.br
BRAULINA SILVA MORBECK 1   (autor)   PROFª ESP. / braulina@cpd.ufmt.br
RAIMUNDA ALVES BATISTA CAMPOS 1   (autor)   PROFª MS. / p_raimunda@ibest.com.br
MARIA CLAUDINO DA SILVA BRITO 1   (autor)   PROFª MS. / maria@cpd.ufmt.br
MARLY AUGUSTA LOPES DE MAGALHÃES 1   (autor)   PROFª MS. / marlyaugusta@yahoo.com.br
ORLANDINA MARQUES DE FARIAS 2   (autor)   PROFª ESP. / orlandinamarques@bol.com.br
1. INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA - ICLMA/UFMT
2. EEEFM
INTRODUÇÃO:
O Projeto Arte, Discurso e Prática Pedagógica: múltiplas vozes sobre/no Curso de Letras/ICLMA/UFMT atende a urgência de fazer um levantamento da realidade acadêmica para a avaliação dos efeitos de sentido que o Curso de Licenciatura em Letras tem produzido na educação regional, considerando-se as suas limitações de funcionar no período noturno e possuir grande percentual de alunos atuantes em áreas diversas. É um projeto nuclear constituído por subprojetos propostos pelo corpo docente do Departamento e visa principalmente a reestruturação curricular como um todo, englobando aspectos como o trabalho em sala de aula, novas concepções de perfil de professor e aluno, propostas de estágio, o papel da extensão e pesquisa no ensino superior, com enfoque para as atividades realizadas e a influência na divulgação da leitura e formação de público leitor pelo Programa de Extensão Biblioteca-Oficina de Literatura, com 10 anos de existência (criado pela Profª Sônia Maria Rezende, falecida no retorno da viagem à reunião da SBPC sediada pela UFMT em 1995); a necessidade de compreender culturas diferentes em convívio, neste caso, índio e não-índio, população representativa em Mato Grosso e que agora chega à Universidade; e de outras diferenças, como a do aluno especial e sua inclusão na sala regular, assunto ainda inédito nos cursos de formação de professor.
METODOLOGIA:
O Projeto ADP foi gerado a partir de estudos de teorias educacionais, curriculares e outras, que objetivava a elaboração de uma nova matriz curricular. Nesse período, alguns professores decidiram realizar projetos que apontassem índices consistentes da realidade do Curso até então e de perspectivas, para a análise de resultados após a implementação da matriz. O grupo percebeu que iniciativas isoladas não poderiam resultar num trabalho integrado, como era o esperado para a nova grade. Tomando-se então uma mesma direção, a constituição do curso de Letras sustentada na formação de professores desse curso, reuniram-se num só vários subprojetos, em que cada pesquisador, na relação com seu objeto, busca atender suas necessidades e as do projeto maior: 1. Da teoria à prática - o lugar da constituição do professor de Língua Portuguesa; 2. A formação do aluno de Letras do ICLMA/UFMT: seus significados e crenças; 3. Programa Biblioteca-Oficina de Literatura: 10 anos formando leitores; 4. A constituição discursiva sobre o índio na Universidade e nas instituições de ensino em Barra do Garças/Pontal do Araguaia-MT e Aragarças-GO; 5. O índio em escolas públicas de Barra do Garças/Pontal do Araguaia-MT e Aragarças-GO: aprendizagem da segunda língua. Todos eles, consoante suas necessidades, compõem-se das etapas: pesquisa bibliográfica e de campo; organização de banco de dados; análise do material coletado; divulgação de resultados em várias mídias e eventos; preparação de relatório final.
RESULTADOS:
O trabalho tem favorecido a criação de ambientes de interação dialógica entre professores pesquisadores, alunos, egressos e outros professores da rede, alguns outros membros da comunidade, para discussão de teorias e métodos diferentes, atuais, para a coleta, sistematização e análise do material da pesquisa de campo. Em princípio, os subprojetos buscaram conhecer a visão do seu objeto de pesquisa, contextualizando-o. Em relação ao Curso, apontaram-se falhas como o conhecimento teórico desvinculado da prática social e de ensino, inadequação de disciplinas e carga horária. Por outro lado, projetos de extensão e pesquisa, de caráter contínuo, contribuíram para criar lideranças, facilitar práticas de convívio, dinamizar conteúdos. Quanto à educação/escola há certa idealização - "um espaço de construção da aprendizagem que prepara o indivíduo para as mudanças, num trabalho que deve ser coletivo, com objetivos e metodologia definidas, centrado na formação do educando como sujeito". Mas, diante da real situação da escola, defasada materialmente, discriminadora, com profissionais despreparados, anacrônica, sente-se impotência. Algumas das averiguações, entre outras não mencionadas, que já constituem elementos de análise da nova matriz curricular implantada num curso de Licenciatura Parcelada e, posteriormente, no ICLMA, foram apresentadas no II Encontro Nacional do GELCO/Goiânia-GO, IV Seminário de Linguagens: Mestiçagens Culturais; revista digital Campus em foco/ ICLMA.
CONCLUSÕES:
Os primeiros resultados, não obstante apresentem algumas novidades, já tinham sido previstos. No entanto, nesse caso, consideramos a repetição não como o "óbvio", mas como um dado importante de análise. O que há sob essa freqüência? Segundo Eni Orlandi (1996:05), "o espaço das interdisciplinas é algo bem diferente de um lugar de redução de campos de conhecimento. É o espaço de reflexões múltiplas, tanto de seus objetos e métodos quanto de sua linguagem". E é nesse espaço, congregado pelo Projeto, que se espera uma interação mais efetiva de professores, alunos e comunidade, teorias e objetos de pesquisa; que se amplie o número de publicações significativas para a Educação lato sensu; em relação ao Ensino Superior, um amadurecimento de modo a favorecer a elaboração de uma proposta sustentável para a reestruturação curricular do Curso de Letras.
Assim, o que apresentamos é a possibilidade de lidar com as contradições sem, no entanto, fragmentar o conhecimento, produzindo pesquisa.
Instituição de fomento: CNPq/FAPEMAT
Palavras-chave:  Lingüística-Literatura; Educação-Sociedade; Arte-Educação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004