IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
HISTÓRIA DE VIDA DE LÍDERES COMUNITÁRIOS DO BAIRRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DO PIRAMBU
Cezar Wagner de Lima Góis 1   (orientador)   cwlg@ufc.br
Kelen Gomes Ribeiro 1   (autor)   kelengomesr@yahoo.com.br
Lindemberg André Saldanha de Souza 1   (autor)   kgr2@bol.com.br
1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa situa-se dentro do campo de estudos da Psicologia Comunitária e enfoca o estudo da História de Vida de lideranças comunitárias de associações do bairro Nossa Senhora das Graças do Pirambu na cidade de Fortaleza, por compreender a importância da liderança num contexto de organização e desenvolvimento comunitário. Considerou-se a trajetória pessoal dessas lideranças, desde sua infância até a participação atual em associações comunitárias e nos movimentos sociais em geral, enfatizando a categoria Identidade, da Psicologia Comunitária, no embasamento teórico. Este trabalho situa-se dentro de uma estratégia do Núcleo de Psicologia Comunitária (NψCOM) da Universidade Federal do Ceará de refletir sobre temas relativos às questões psicossociais que envolvem o processo de liderança popular, com o fim de construir conhecimentos e instrumentos de ação comunitária, além de fortalecer as linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa – NUCOM: Identidade, Comunidade e Sustentabilidade. Os objetivos da pesquisa foram traçar o perfil de líderes comunitários do bairro Nossa Senhora das Graças do Pirambu; identificar aspectos comuns que possam caracterizar o líder comunitário do Pirambu e propor estratégias de formação de liderança comunitária.
METODOLOGIA:
Esse estudo foi realizado com membros de associações, apontados como líderes comunitários do bairro Nossa Senhora das Graças do Pirambu. Esta população foi escolhida por ter uma história de luta e de participação comunitária, na qual a figura do líder comunitário é bastante presente. Foram entrevistados quatro líderes comunitários, sendo dois homens e duas mulheres. Além do gênero, outros critérios adotados para a escolha dos participantes foram área de moradia e mesmo nível sócio econômico. Considerou-se como substancial o número de quatro participantes por tratar-se de uma pesquisa qualitativa e ser possível, com esse número de participantes, alcançar os objetivos estabelecidos. Para a obtenção dos dados, utilizou-se a Entrevista Orientada, pois esta permite uma conversação entrevistador-entrevistado adequada aos nossos propósitos. As perguntas foram diretas, claras e não induziram o entrevistado a uma resposta, de acordo com Góis (1996). Para analisar os dados levantados sobre a vida das lideranças entrevistadas foi feito o cruzamento de dois métodos: História de Vida e Análise de Conteúdo, tendo como técnica a Análise Temática. Com a utilização desta técnica, que se baseia na decodificação de um texto em diversos elementos que são classificados e formam agrupamentos analógicos, pôde-se fazer o estudo da história de vida das lideranças tendo como temas relações íntimas, escolarização, relações de trabalho, relações sociais e relações comunitárias.
RESULTADOS:
As características mais evidentes que permitiram traçar a trajetória comum das lideranças foram: a) O aspecto migratório presente nas trajetórias de vida dos líderes deste a infância, estando este fato atrelado às suas condições econômicas e de subsistência; b) O processo de escolarização marcado por dificuldades e pela ausência de uma vivência escolar mais significativa na infância; c) Processos de socialização e educação mediados por outros veículos e experiências sociais, que não a escola; d) Necessidade de iniciar precocemente o trabalho devido às dificuldades financeiras de suas respectivas famílias; e) A participação em cursos, como os de alfabetização, profissionalização e formação de lideranças, influenciada pelo trabalho comunitário com o qual os líderes puderam sentir a necessidade de aperfeiçoamentos; f) Participação dos líderes em movimentos sociais e comunitários, tendo em vista a garantia de melhores condições de vida para si e para os membros da comunidade; g) O sentimento de amor ao trabalho comunitário e às pessoas que dele fazem parte; h) Apoio encontrado na comunidade para superar momentos de dificuldades; i) Diferenças de gênero quanto à aceitação do desempenho do papel de líder comunitário, sendo este aceito apenas pelos cônjuges dos líderes comunitários; l) Apresentação de mais disponibilidade de tempo para se dedicar ao trabalho comunitário por parte das lideranças femininas, devido ao fato de não terem assumido o papel de provedoras do lar.
CONCLUSÕES:
A presente pesquisa nos propiciou entrar em contato com a História de Vida de lideranças comunitárias do bairro Nossa Senhora das Graças do Pirambu e conhecer as dificuldades vividas ao longo de suas trajetórias, o que nos permite perceber, ainda mais, o valor presente na assunção do papel de liderança por estas pessoas e a importância destas na construção de uma realidade mais compromissada com a transformação social. Diante das características comuns entre as lideranças entrevistadas no Pirambu, pensou-se nas estratégias para propor uma formação de liderança. Percebeu-se que os elementos que constituem a história de vida desses sujeitos são de fundamental importância para a compreensão das lideranças comunitárias e as influências pelas quais passaram, oriundas do meio e das próprias relações. Para nós, fica claro que o estudo da escolarização, do gênero, das relações íntimas, das relações de trabalho, sociais e comunitárias, é de extrema importância na elaboração de um projeto de capacitação de lideranças, com o objetivo de contribuir na formação de líderes comunitários, visando fortalecer o seu papel na luta por melhores condições de vida da comunidade.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Psicologia Comunitária; Liderança; Identidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004