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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
ALGUNS ASPECTOS DE POLÍTICAS DE LEITURA
Luzinete Santos da Silva 1   (autor)   luzinete.s.s@bol.com.br
Otávio Canavarros 1   (orientador)   otaviocanavarros@terra.com.br
1. Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Rondonópolis/UFMT
INTRODUÇÃO:
O presente estudo faz parte do projeto “Aspectos de História da leitura no século XX em Mato Grosso” e tem como objetivo contribuir para a recuperação da história da leitura e do livro no Estado de Mato Grosso, que se encontra até o momento com poucos estudos neste sentido. Para isso, buscou-se conhecer o papel exercido pela leitura na formação intelectual/ profissional de algumas pessoas que atuam no Estado de Mato Grosso. Dessa forma, foram elencados alguns aspectos da vida desses informantes que exerceram fundamental importância para seu desenvolvimento do hábito pela leitura. Um desses aspectos importantes que será aqui abordado são as políticas de leitura sofridas por esses informantes no percurso de sua formação, dentre as quais foram priorizadas aquelas de natureza particular e governamental.
METODOLOGIA:
Utilizamos como procedimento as técnicas de pesquisa da história oral, com a qual foram realizadas entrevistas com informantes selecionados dentre as várias pessoas de destaque no meio cultural mato-grossense. Para isso, a pesquisa “Alguns aspectos de políticas de leitura” utilizou-se de 30 entrevistas realizadas com indivíduos pertencentes a diversas áreas do conhecimento e, por meio delas, pretendemos conhecer a influência da leitura na formação desses sujeitos portadores de conhecimento.
RESULTADOS:
Da análise das entrevistas conseguimos depurar alguns resultados parciais, dentre eles a participação em instituições do ensino público/ particular como funcionários e co-fundadores, publicação de artigos, assinatura ou compra de livros e periódicos, criação de escola particular e a formação de biblioteca particular, como os mais relevantes nesse estudo.
CONCLUSÕES:
Por meio das informações obtidas, podemos notar, dentre os vários dados constatados, a compra e o uso contínuo de jornais, livros e revistas, a formação de biblioteca particular, a freqüência à biblioteca pública e a participação em órgãos públicos/ particulares, tanto como funcionários, usuários, como também, co-fundadores, entre outros.Diante desses resultados, vimos que a leitura praticada por esses indivíduos anteriormente fez com que jamais perdessem o gosto por ela, dando subsídio para a sua atuação de forma ativa na sociedade e para a sua profissionalização. Isso faz com que comprovemos, mais uma vez, que a prática da leitura não é algo secundário, pois exerce decisiva importância para a formação do sujeito dentro de sociedade, ampliando tanto a sua visão de mundo como a daquelas que se encontram a sua volta.
Instituição de fomento: UFMT/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  políticas; leitura; hábitos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004