IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
UM OLHAR SOBRE O DESEMPENHO LINGÜÍSTICO DOS CANDIDATOS AO COLÉGIO DA UFV
Priscila Lopes Viana 1   (autor)   priscilalviana@bol.com.br
Mônica Santos de Souza Melo 1   (orientador)   
Cláudia Simone Brum 1   (colaborador)   
1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Viçosa - UFV
INTRODUÇÃO:
Nossa pesquisa integra o Departamento de Letras e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - COLUNI - no sentido de repensar o processo de seleção de candidatos para ingresso nesse colégio. Nosso interesse surgiu de uma preocupação dos professores de Língua Portuguesa do COLUNI face ao desempenho lingüístico pouco satisfatório dos seus alunos, preocupação essa que os levou a questionar a eficácia dos critérios adotados pelo concurso no sentido de efetivamente selecionar aqueles alunos com melhor domínio lingüístico, domínio esse que incluiria não apenas o conhecimento gramatical, mas sobretudo as habilidades relacionadas ao uso da língua, especialmente à capacidade de produção de textos coesos e coerentes. A Escola de Aplicação da UFV seleciona sua clientela, através de concurso/vestibular, que tem uma grande procura, especialmente de estudantes de toda região. Devido a isso, esta pesquisa mostrou-se relevante na medida em que investiga a prova de redação do processo de seleção dos alunos deste colégio, numa tentativa de rever a sua importância nesse processo. Acreditamos que uma valorização dessa prova poderia, em alguma medida, motivar uma reavaliação e conseqüente melhoria no ensino de leitura e produção de textos nas escolas.
METODOLOGIA:
O nosso corpus é constituído por 483 redações, estando entre essas as 160 pertencentes aos alunos que estão cursando o 1º ano do segundo grau do COLUNI. Os textos produzidos pelos candidatos na prova de Redação do Exame de Seleção 2003 estão sendo avaliados qualitativamente a respeito dos problemas presentes no material analisado. A partir dos critérios estabelecidos e da avaliação quantitativa dos dados estão sendo selecionados os 160 melhores textos e levantados os índices de aprovação dentre esses candidatos para, por fim, realizarmos a comparação do desempenho lingüístico dos grupos avaliados.
RESULTADOS:
Até o momento foram analisadas 252 redações. Dentre essas constatamos, a respeito da adequação formal, que 110 textos apresentavam problemas quanto à acentuação gráfica; 100 quanto à ortografia; 72 quanto à pontuação; 106 quanto à morfossintaxe; 33 quanto à estruturação sintática; 49 quanto aos tempos verbais; 84 quanto ao vocabulário; e 45 quanto à coesão. E sobre a adequação conceitual verificamos que 37 textos não se adequaram ao tema; 62 não têm continuidade; 97 não progridem; 103 possuem uma articulação bastante falha; em 47 há contradição interna ou externa; e 135 não possuem consistência argumentativa. Com toda essa análise nós selecionamos os melhores textos (70 redações) e levantamos os índices de aprovação dentre os produtores desses textos, com isso verificamos que somente 24 dentre os 70 candidatos com um melhor desempenho lingüístico ingressaram no COLUNI.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados obtidos até o momento, acreditamos que o processo de seleção dos candidatos do COLUNI tem se mostrado falho, uma vez que não tem selecionado em sua totalidade os alunos com melhor desempenho lingüístico. Almeja-se, dessa forma, que os resultados obtidos possam sugerir alterações no exame de seleção, de forma que esse processo possa contribuir para uma modificação positiva no ensino de Língua Portuguesa. Pois a partir do momento em que o ensino de Língua Portuguesa passa a privilegiar a produção de textos, tomando como ponto de partida do processo de ensino/aprendizagem da língua, poderemos atuar decisivamente na formação não só de bons leitores e escritores, mas sobretudo na formação de cidadãos capazes de "ler" ou interpretar o mundo ao seu redor e se expressar de forma clara para expor suas idéias e defender seus direitos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Avaliação; Redação; Ensino.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004