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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES: AS LEITURAS DE FORMAÇÃO
Angelita Silva de Sousa 1   (autor)   raposoa@terra.com.br
Ana Vera Raposo de Medeiros 1   (orientador)   raposoa@terra.com.br
1. Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Rondonópolis/UFMT
INTRODUÇÃO:
Os dados aqui apresentados integram o conjunto de estudos que vêm sendo realizados por um grupo de pesquisa multidisciplinar que está procedendo ao levantamento de alguns aspectos da história da leitura no século XX, em Mato Grosso (HISLEIMAT). Esta pesquisa pretende detectar, entre outros dados, as formas sob as quais a leitura foi ensinada/aprendida, realizada, incentivada (ou não), favorecida ou dificultada na fração espaço-temporal referida acima. As informações que serão aqui prestadas referem-se, mais diretamente, às leituras realizadas pelos informantes-professores, que contabilizam onze sujeitos de um corpus de trinta e dois entrevistados, e que tiveram sua formação estudantil e/ou profissional realizada no Estado de Mato Grosso.Do estudo de seus depoimentos levantaremos as práticas relacionadas às leituras apontadas como performativas de seu perfil profissional.
METODOLOGIA:
A metodologia que nos serve de base é a história oral, assim, uma das estratégias metodológicas desta pesquisa consistiu na realização de entrevistas com uma série de informantes que foram apontados como bons leitores tanto qualitativa, quanto quantitativamente, além do destaque que a maioria deles apresenta no cenário cultural de Mato Grosso, pelas atividades que cumpriram e que alguns ainda cumprem em diversos setores da educação, comunicação, difusão cultural, saúde, advocacia e política entre outros. Para o levantamento aqui apresentado estamos relacionando tão somente aqueles que dentre o número total de entrevistados destacou-se ou destaca-se pela sua atividade docente. Entre os sujeitos que compõem este novo recorte, examinamos desde seu período de formação escolar até e além da sua formação profissional, tentando rastrear suas práticas de leitura para perceber o quanto elas se aproximam de sua relação atual com a leitura e seus desdobramentos.
RESULTADOS:
Das primeiras relações que pudemos observar desde as práticas de formação como leitores apontadas por nossos sujeitos até sua atuação profissional na área de educação, começa a se delinear o perfil de um leitor que teve, durante a fase de seus estudos de graduação, contato mais efetivo e duradouro com bibliotecas públicas e particulares, sendo, portanto, este o momento em que realizaram maior número de leituras específicas da formação e de outra natureza,estando concentradas nesta época as lembranças mais vívidas das leituras que fizeram; além disso fica evidenciado que as leituras da época da graduação foram também as maiores responsáveis pelas definições de um certo padrão de leitura, expresso quer na maneira como ela é realizada, quer no gênero de preferência de cada um dos entrevistados.
CONCLUSÕES:
Entendendo que a alfabetização possa ser uma época definitiva quanto à formação do leitor, buscamos verificar o modo como nossos sujeitos cumpriram as etapas posteriores de sua instrução/formação, observando a partir daí o desenrolar dos processos de formação destes leitores por meio dos cursos de graduação e da escolha profissional que fizeram, dos livros que leram, da maneira como leram, entendendo que tudo isso marca a postura docente e o relacionamento que eles mantém com a leitura, sobretudo na sua atuação como professores que, nesta perspectiva, se incumbem/incumbiram da formação de novos leitores.
Instituição de fomento: FAPEMAT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  leitura; professores; formação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004