IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
ESCOLARIZAÇÃO, GÊNERO E FORMAS DE AQUISIÇÃO: DA LIVRARIA À REDE
Cristiane Ferreira Português 1   (autor)   mrpetroni@terra.com.br
Maria Rosa Petroni 1   (orientador)   mrpetroni@terra.com.br
1. Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Rondonópolis/UFMT
INTRODUÇÃO:
A história do livro, da leitura e do leitor tem interessado a pesquisadores de várias áreas do conhecimento. O projeto “Aspectos da História da Leitura no século XX em Mato Grosso” pretende, com esse estudo, principalmente, investigar a natureza das escolas freqüentadas pelos entrevistados (leitores de diversas áreas e idades), bem como os cursos realizados e em que Estado. Outro aspecto que será abordado é a preferência por gêneros de leitura e a forma de aquisição do material a ser lido. Apresentaremos resultados parciais desse estudo, pois o mesmo ainda se encontra em andamento.
METODOLOGIA:
A metodologia de nosso estudo se constitui basicamente de pesquisa empírico-exploratória. Foram realizadas 30 entrevistas com pessoas consideradas leitoras, tanto qualitativa quanto quantitativamente. Essas entrevistas foram estudadas e passadas para uma grade analítica que contém vários itens. Os itens relacionados à escolarização, aos gêneros de leitura (literatura, didáticos, periódicos, religiosos), à maneira de ler (concentrada e à vontade), bem como, as formas de aquisição de material de leitura (compras, empréstimos, reembolso) são objetos de nosso estudo.
RESULTADOS:
Em relação à natureza das escolas freqüentadas pelos entrevistados, percebemos que a maior parte destes estudaram em escolas públicas no Estado de Mato Grosso e cursaram graduação também em Mato Grosso ou em outros Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Quanto ao aspecto preferência por gêneros de leitura, constatamos que uma grande parcela dos entrevistados tem predileção por literatura e periódicos. Quanto à maneira de ler e a forma de aquisição do material de leitura, verificamos que a leitura concentrada é feita quase à mesma proporção que a leitura à vontade. Por último, a compra é feita quase que exclusivamente em livrarias, e os empréstimos em bibliotecas públicas.
CONCLUSÕES:
Os dados comprovam que os entrevistados tiveram sua formação escolar e acadêmica basicamente em escolas e instituições públicas no Estado de Mato Grosso. Ressaltamos a importância dessas instituições na vida de nossos entrevistados, bem como para toda à sociedade, e a qualidade do ensino oferecido, citado por grande parte deles. O levantamento nos mostra, também, o papel fundamental da biblioteca. Uma vez comprovadas a preferência por literatura e periódicos e a sua busca (da biblioteca) para empréstimos, ela deve dispor de material bibliográfico de qualidade atualizado e funcionários capacitados para o atendimento ao leitor, da melhor forma possível. Podemos reafirmar, ainda, com este estudo, o valor cultural das livrarias, o prazer que o leitor sente ao entrar em contato com o livro, apreciá-lo e, enfim , comprá-lo.
Instituição de fomento: UFMT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  escola pública; literatura/periódicos; livraria.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004