IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
ESTUDO DE PRODUÇÃO DE MUDAS E CULTIVO DA Pfaffia paniculata.
Claudio João Bernardi 1   (autor)   claudjb@terra.com.br
1. Prof. MSc. do Colégio Salesiano São Gonçalo. CSSG.
INTRODUÇÃO:
A Pfaffia paniculata (Mart.) O. Kuntze, pertencente a família Amaranthaceae e conhecida como ginseng brasileiro é de grande interesse comercial na forma de fitomedicamentos, de suplemento alimentar e de uso popular. De acordo com a Organização Mundial de Saúde é considerada uma planta medicinal quando possua em um ou vários órgãos, substâncias usadas com finalidade terapêutica, ou que estas substâncias sejam ponto de partida para síntese de produtos químicos e farmacêuticos. A estas substâncias é dado o nome de principio ativo. Considerando que quase todas as nossas plantas medicinais nativas ainda não são cultivadas, ainda encontram-se no estado selvagem, crescendo espontaneamente. Em razão disso, tem ocorrido uma grande exploração predatória da reserva natural dessa espécie, necessitando, portanto, de planos de manejo ou projetos de cultivo. (Montanari et al, 1999).
METODOLOGIA:
O experimento foi desenvolvido levando em consideração a simplificação do processo de produção de mudas para que possa ser repetido por pessoas com o mínimo de conhecimento no cultivo de plantas. Cobrimos uma área de quinze metros quadrados com sombrite a cinqüenta por cento que foi utilizado como berçário na produção de mudas, foram utilizadas sacolas plásticas de quinhentos gramas com TPA (terra preta arqueológica) e segmentos nodais da Pfaffia paniculata de três medidas diferentes retiradas de posições diferentes das plantas matrizes: quinze centímetros por cinco milímetros sem folhas; quinze centímetros por três milímetros sem folhas e dez centímetros por dois milímetros sem folhas, após cinco dias de produzidas as estacas as mudas apresentavam raízes adventícias e em média dois brotos, com cem por cento de germinação e com trinta dias as mudas foram transferidas para o campo experimental, onde apresentaram rápido crescimento inicial atingindo um metro de altura com sessenta dias. Considerando que é um vegetal arbustivo foram plantados com cinqüenta centímetros entre muda e um metro entre as fileiras.
RESULTADOS:
Plântulas originadas do segmento nodal de dez centímetros por dois milímetros retirados do ápice da planta matriz apresentaram menor número médio de brotações, demonstrando, portanto que o segmento nodal apical possui um balanço hormonal que induz forte dominância apical na formação da planta (Taiz & Zeiger, 1998), porém as plântulas originadas do segmento nodal de quinze centímetros por cinco milímetros retiradas do segmento basal maior produção de brotos.
CONCLUSÕES:
O tipo de segmento nodal influencia o crescimento das plântulas da Pfaffia paniculata produzidas a partir de estacas, os segmentos basais proporcionam maior taxa de multiplicação e plântulas com maior biomassa. Torna-se viável a produção de mudas através de estacas para o manejo e cultivo da Pfaffia paniculata eliminando-se assim a exploração por extrativismo.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Pfaffia paniculata; Extrativismo; Mudas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004