IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A PRODUÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA ORAL EM MATO GROSSO
Nicanor Palhares Sá 1   (autor)   nicanor@cpd.ufmt.br
Regina A. V. Simião 1   (colaborador)   
Rosinete Maria dos Reis 1   (colaborador)   
Dimas S. de S. Neves 1   (colaborador)   
Abimael A. Marques 1   (colaborador)   
Emilene F. de O. Xavier 1   (colaborador)   
Waldenice G. Xavier 1   (colaborador)   
Kesley G. Pedroso 1   (colaborador)   
Alessandra Manduca 1   (colaborador)   
1. Depto. de Teorias e Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Mato Grosso (DTFE/UFMT)
INTRODUÇÃO:
O Grupo de Pesquisa em História da Educação (GPHE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/IE), no final de 2001, abriu projetos no âmbito da História Oral, a exemplo da “História Oral na Educação Mato-grossense (1920-1950)”, e “Memória Viva de Educadores Mato-grossenses nas Vozes de seus sujeitos”.
As pesquisas objetivam recuperar a memória da educação de Mato Grosso a partir do olhar de seus educadores e ex-alunos, assim como de funcionários que colaboraram no interior dos estabelecimentos escolares, tenham sido eles ilustres ou anônimos, desde que tenham vivenciado de algum modo a evolução do sistema escolar mato-grossense no período republicano.
METODOLOGIA:
Pensando a História Oral enquanto técnica, o Grupo selecionou cerca de 32 depoentes, com, no mínimo, 65 anos e, máximo, 104. Para a coleta dos depoimentos, foram elaborados roteiros preliminares, com base nas temáticas pouco contempladas pela documentação escrita seguidos de dossiês dos entrevistados. Os depoentes deveriam relatar sobre a sua vivência enquanto aluno e, também, no momento em que aturam seja enquanto docentes ou funcionários.
RESULTADOS:
Como resultado, as entrevistas se encontram gravadas em imagens sonorizadas, disponíveis em cd-rom, sendo que os depoimentos, gravados em fitas cassetes, digitados e disponibilizados virtualmente. A produção científica da área da História da Educação foi enriquecida com a recente utilização desse material empírico em três dissertações de mestrado, defendidas entre 2003 e 2004, a saber: “Palácios da Instrução: a institucionalização do grupo Escolar em Mato Grosso” (Rosinete Maria dos Reis), “História e Memória: processo de profissionalização docente em Mato Grosso (1930-1960)” (Regina Aparecida V. Simião) e “As Almas e as Armas: dispositivos disciplinares e a inspeção escolar em Mato Grosso (1889-1930)” (Dimas Santana Souza Neves). Estão sendo organizados, visando publicação, uma coletânea dos depoimentos considerados mais relevantes e vídeos temáticos que possam ilustrar e dar maior visibilidade e difusão à memória educacional de Mato Grosso.
CONCLUSÕES:
Ao dar vozes aos velhos mestres foram produzidas novas fontes – orais - que vem propiciado – ao lado da documentação escrita já catalogada – maior facilidade para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito da graduação e da pós-graduação, cujas temáticas tenham como objeto específico a História da Educação em Mato Grosso. A produção de novas fontes orais se presta não somente para ampliar, esclarecer e identificar com maior precisão as práticas escolares utilizadas no início do século XX, como também, colabora no registro das falas dos seus sujeitos, tenham sido eles somente alunos, professores ou funcionários de estabelecimentos escolares.
Instituição de fomento: UFMT/CNPq
Palavras-chave:  História Oral; História da Educação; Mato Grosso.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004