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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
VESTIBULAR E SUCESSO ACADÊMICO - REPRESENTAÇÕES HARMÔNICAS OU CONTRASTANTES?
Alessandra Cardoso Soares Dias 1   (autor)   ale_csdias@yahoo.com.br
Aline Campos da Rocha Ferreira 1   (autor)   aline.crf@terra.com.br
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira 1   (orientador)   eloizaoliveira@uol.com.br
1. Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
INTRODUÇÃO:
A pesquisa realiza uma investigação que se detém na análise dos procedimentos de ingresso à Universidade através do Vestibular, procurando perceber formas mais adequadas à realidade do Ensino Médio e da própria Universidade. Tal objeto de estudo revela um estimulante campo de reflexão, à medida que seu alcance ultrapassa a etapa das provas. Além de ser um processo de seleção, o Vestibular assume também a função de indicador de sucesso ou fracasso para as escolas de Ensino Médio, acabando por intervir no currículo escolar. Revestido de grande importância na sociedade, a vitória no concurso é tida como orgulho e fonte de auto-estima para os candidatos. De que forma a sua influência continua no Ensino Superior? Desta forma, consideramos pertinente detectar as representações sociais de estudantes e professores quanto à temida seleção, bem como o acompanhamento do rendimento acadêmico inicial dos aprovados no Vestibular. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal, o estabelecimento de relações entre o sucesso no exame e o posterior rendimento acadêmico do aluno, considerando o seu grau de satisfação e a sua realização individual. Este trabalho visa, também, desvelar as expectativas dos alunos que ingressam na Faculdade de Educação da UERJ em relação à instituição e ao curso, e subsidiar as discussões relativas aos procedimentos de ingresso nas Universidades públicas, baseadas no “mapeamento” das representações sociais dos estudantes e professores, quanto ao concurso.
METODOLOGIA:
Para atingir tais objetivos, optamos pelo estudo de natureza quantitativo-qualitativa. Uma metodologia qualitativa, a nosso ver, permitirá um salutar confronto com os dados quantitativos obtidos. A coleta dos dados realizou-se através de entrevistas semi-estruturadas, com alunos e professores da Faculdade de Educação da UERJ - incluindo a realização de associações livres - tendo como tema central o Vestibular. A análise quantitativo-comparativa dos dados foi realizada através da metodologia de Análise do Discurso destas entrevistas. Elas foram categorizadas de acordo com o grau de incidência de repetições. Cada categoria foi dividida em sub-categorias, sendo contabilizadas sua freqüência e percentagem. A análise dos dados será complementada com a coleta e análise documental das informações da Comissão do Vestibular, como o questionário sócio-cultural e o número de pontos obtidos no exame, juntamente com o diário de notas e freqüência das turmas, fornecido pela Secretaria da Faculdade, a fim de obter resultados, conclusões e subsídios que possam levar à verdadeira relação entre o sucesso no exame Vestibular e o posterior rendimento acadêmico. Atualmente a pesquisa se encontra em fase de término da descrição dos resultados das entrevistas analisadas e da coleta e análise dos dados quantitativos.
RESULTADOS:
Após a descrição e análise dos discursos, foram retiradas das entrevistas palavras-chave, organizadas em rede polissêmica a partir da incidência, e posteriormente foi elaborado um quadro de associações livres, que servirão de confirmação ou refutação das conclusões futuras. O mapeamento das associações livres dos alunos quanto ao Vestibular, foi organizado em aspectos como expressões não coloquiais, aspecto emocional, reações físicas, pontos negativos e positivos do Vestibular, valoração do concurso e prospecção de futuro, numa forma de “caracterização” desse processo de seleção. Tal conteúdo revelou que a maioria das representações elaboradas pelos alunos - principalmente as reações emocionais e físicas - foram de teor negativo, ao contrário das sub-categorias de prospecção de futuro e valoração do indivíduo. Para caracterizar o Vestibular, por exemplo, os entrevistados utilizaram também expressões como: “carga pesada”, “prova de fogo”, “portão fechado”, e “bicho de sete cabeças”. A partir da análise das entrevistas, observou-se que 84% dos alunos entrevistados afirmaram não existir relação entre o resultado obtido no concurso Vestibular e o desempenho acadêmico posterior, no curso. Foram mencionados os fatores emocionais como prejudiciais no resultado do Vestibular e o fator “identificação com o curso” como influência para o bom desempenho acadêmico.
CONCLUSÕES:
Progressivamente vamos delineando o “quadro representacional” do Vestibular para estudantes e professores. De acordo com os objetivos propostos, algumas conclusões já foram encontradas, com relação ao estabelecimento de relações negativas e positivas dos estudantes quanto ao Vestibular e com relação às expectativas de vínculo entre sucesso no Vestibular e rendimento acadêmico no curso. Consideramos pertinente analisar as representações dos professores quanto ao Vestibular e quanto à relação entre sucesso no exame e o posterior desempenho acadêmico, relacionando-as com a dos alunos. Desejamos descobrir se os professores comungam das idéias de experiência desagradável associada ao Vestibular e se apresentam expectativas de um melhor desempenho acadêmico, por parte dos alunos que obtêm as melhores classificações no Vestibular. Desta forma, obteremos os dados qualitativos que no futuro, ao serem cotejados com os quantitativos, servirão de embasamento para descortinar a real relação entre Vestibular e sucesso acadêmico.
Instituição de fomento: PIBIC - CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Vestibular; Desempenho acadêmico; Representações sociais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004