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G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
EDUCAÇÃO, ORDEM E DISCIPLINA: O GRUPO ESCOLAR MARCOLINO DE BARROS ENQUANTO ESPAÇO DE CIVILIDADE (PATOS DE MINAS-MG/1913-1930)
Rosicléia Aparecida Lopes de Faria 1   (autor)   rosi.faria@bol.com.br
Érika de Souza Morais 1   (colaborador)   erikasouzamorais@yahoo.com.br
Carlos Henrique de Carvalho 1   (orientador)   chc@ufu.br
1. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
INTRODUÇÃO:
O estudo em questão busca identificar o papel do Grupo Escolar Marcolino de Barros no município de Patos de Minas, no período compreendido entre 1913-1930, tendo como referência os ideais educacionais preconizados pelo movimento republicano. Entendemos que a implantação dos grupos escolares, nos primeiros anos da República, constituiu-se num importante elemento de difusão dos valores republicanos no país, visto a necessidade de se legitimar o movimento nascido nos círculos fechados das elites brasileiras. Essas instituições se apresentaram como locais ideais para a consolidação do projeto republicano de modernização da sociedade e de civilização das massas, pois possibilitavam a imposição de regras , valores e ritmos de comportamentos adequados à sociedade que se pretendia formar. A instalação de uma instituição desse porte, em Patos de Minas, na referida época, se apresentou como um elemento diferenciador para o município no que se refere às práticas pedagógicas na cidade. Nesse sentido, objetivamos compreender o significado que tal fato teve na sociedade patense, tendo em vista que os ideais educacionais propugnados nas primeiras décadas da República giravam em torno da necessidade de se reformar a sociedade pela reforma do homem, sendo necessário, portanto, derramar a instrução em todos os recantos do país, para que a grande massa inculta não ameaçasse as bases do novo regime. Desse modo, pretende-se evidenciar a vinculação entre os ideais republicanos e a instalação do referido grupo escolar no município.
METODOLOGIA:
Metodologicamente, o trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica envolvendo estudos teóricos sobre o tema, de modo a obter uma fundamentação mais apurada sobre o assunto em questão. Entre as obras consultadas destacam-se Educação e Sociedade na Primeira República (Jorge Nagle), Da Monarquia à República (Emília Viotti da Costa), Molde Nacional e Fôrma Cívica (Marta Maria Chagas de Carvalho), Templos de Civilização (Rosa Fátima de Souza), entre outras. Constou, ainda, do levantamento dos documentos disponíveis na Escola Estadual Marcolino de Barros de Patos de Minas/MG, entre os quais destacam-se termos de posse, atas de exames, livros de ponto, termos de visita, diários de classe, fotos, entre outros.
RESULTADOS:
A instalação do Grupo Escolar Marcolino de Barros, no município de Patos de Minas, constituiu-se num marco histórico para a sociedade patense, tanto do ponto de vista político quanto sócio-cultural. O fato foi alardeado como uma grande conquista, considerando-se que o município contava, então, com um número razoável de crianças em idade escolar e não dispunha de uma instituição pública que atendesse a demanda de escolarização.
CONCLUSÕES:
Diante das análises realizadas, foi possível identificar alguns elementos que comprovam a hipótese inicial da pesquisa: o Grupo Escolar Marcolino de Barros serviu ao propósito de difusão dos ideais educacionais da República, promovendo em seu interior noções de ordem e disciplina, higiene, valores cívicos, regras de comportamento, enfatizando com freqüência a necessidade de se alfabetizar o povo, para tirá-lo do “mar da ignorância” em que naufragava. Podemos afirmar que o Grupo Escolar de Patos de Minas significou, tanto uma conquista pedagógica para o município, pois proporcionou à comunidade educação e escolarização, quanto uma conquista ideológica, pois possibilitou que os ideais republicanos de reforma da sociedade pela escolarização chegassem ao interior.
Instituição de fomento: Centro Universitário de Patos de Minas
Palavras-chave:  República; Educação; Instituições.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004