IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CENTRO DE DIREITOS HUMANOS HENRIQUE TRINDADE: GÊNESE E IDENTIDADE
NA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS
Edna Soares da Silva 1   (autor)   ednasoares@vsp.com.br
Luiz Augusto Passos 1   (orientador)   passos@cpd.ufmt.br
1. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT.
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa é um estudo de caso tendo como o objeto a Organização Não-governamental denominada Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade (CDHHT). O objetivo geral proposto para a pesquisa é compreender a co-relação de forças e as diferentes racionalidades da pedagogia política a partir das percepções do movimento dos militantes políticos que se articulam na criação do Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade (CDHHT). Para tanto busca recuperar a memória histórica dos sujeitos que participaram da criação do CDHHT; Identificar as motivações singulares e os elementos de consenso que possibilitaram a criação e a formação da identidade do CDHHT e Caracterizar os processos educativos implementados pelo CDHHT na sua atuação. A relevância da pesquisa se dá no sentido de qualificar as relações que se estabelecem no interior do Movimento Social, destacando, a partir do ideário marxista, gramsciano, o papel da cultura, da ideologia e do consenso na construção da contra-hegemonia política.
METODOLOGIA:
Investiga o fenômeno estudado a partir da dialética gramsciana mediada pela dialética merleaupontyana tendo em vista a busca das percepções dos sujeitos envolvidos na constituição do CDHHT, pois “é na percepção biológica, sensória, estética que o fenômeno se comunica ao mundo, indissociavelmente como carne e espírito”. (PASSOS, 2003, p. 130). Outrossim, dialeticamente porque “capaz de captar não somente os condicionamentos materiais da ação humana, mas igualmente as formas de posicionamento social, representação social, de mundivisão, de ideologias etc., bem como entender o fenômeno como utopia e a esperança: muito qualitativo, sensível, profundo, jamais mensurável, talvez não testável, mas essencial para entendermos a dinâmica histórica dos atores humanos” (DEMO, 1985, p.99). O universo da pesquisa é o Centro de direitos Humanos Henrique Trindade (CDHHT), os militantes que articularam a sua criação, bem como jovens e adultos moradores de Cuiabá, beneficiados com as ações da entidade, previamente selecionado num grupo de 20 pessoas.
RESULTADOS:
O Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade (CDHHT) surge num quadro de alternativas de defesa contra a repressão política existente a partir de 1968, com forte protagonismo da Igreja, em busca de defender trabalhadores, estudantes, militantes, intelectuais que viviam em permanente ameaça de prisão, tortura, desaparecimento e morte. Dom Pedro Casaldáliga, um dos eixos desta discussão, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia/MT e expoente da Teologia da Libertação, sugeriu articular em Cuiabá uma frente da esquerda política no Estado, no sentido de abrir um espaço de luta e democratização articulando aspirações e uma agenda de atividades conjuntas em prol da cidadania. Na pauta desta articulação estava a luta contra a sistemática violação dos Direitos Humanos que era uma constante em todas as regiões do Mato Grosso. Formalmente, a articulação da frente de esquerda se inicia no ano de 1980, com muitos reveses e conflitos internos. Mas o momento forte de definição do Movimento nasce com realização da Semana de Direitos Humanos em Cuiabá, claramente definida educação para os direitos humanos, quando foi formada a Comissão Provisória de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. As atividades do CDHHT enquanto educação para os direitos humanos contribui na articulação de lutas dispersas: tornou-se referência, articulou lutas locais com as nacionais, teve voz nos meios de comunicação, foi vitoriosa em lutas parciais e a entidade sobreviveu organizada até os dias de hoje.
CONCLUSÕES:
Somente na imagem divulgada o CDHHT se constituía, na sua gênese, como ‘uma frente coesa’ tendo como contradição principal o Estado. Este é o foco do presente estudo: o CDHHT se constituía, tendo uma variedade de atores, na prática, fragmentado por facções internas com racionalidades políticas muito diferenciadas e que desejavam dar uma direção ao Centro a partir de táticas e estratégias político-educacionais que conflitavam no seu interior e que queriam, também de distintas formas, irradiar e atingir o movimento social, predominantemente os setores populares. Por outro lado, também se faziam presentes pontos de consenso, o que possibilitou a construção da Entidade, e pontos de dissensos que a democratizou evitando radicalização de uma só pedagogia popular. O fator repressão diluiu conflitos e antagonismos ideológicos em favor da necessária unidade no projeto educacional da CDDT.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Hegemonia; Sociedade Civil; Educação e Direitos Humanos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004