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G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
ESCOLA NORMAL OFICIAL FRANCISCO CAMPOS - DORES DO INDAIÁ / MINAS GERAIS: OS (DES)CAMINHOS DE UM PROCESSO HISTÓRICO-CULTURAL (1928-1945)
Érika de Souza Morais 1   (autor)   erikasouzamorais@yahoo.com.br
Rosicléia Aparecida Lopes de Faria 1   (colaborador)   rosi.faria@bol.com.br
Carlos Henrique de Carvalho 1   (orientador)   chc@ufu.br
1. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
INTRODUÇÃO:
O arcabouço do trabalho consiste em uma análise de parte do processo sócio-histórico-educacional da Escola Normal Oficial Francisco Campos de Dores do Indaiá – Minas Gerais, no período compreendido de 1928 a 1945. Examinar-se-á o cenário histórico-político, explorando os fatores que determinam à sua construção da instituição de grande magnificência pedagógica, pelo menos em âmbito regional. Objetiva-se, portanto, compreender as práticas culturais e pedagógicas da escola e contextualizá-las dentro do cenário histórico-cultural, bem como suas representações e apropriações.
METODOLOGIA:
Para tanto, em termos metodológicos, o trabalho foi desenvolvido ancorado nos seguintes princípios: livros de atas, livros de posse, livros de registros de matrículas e de diplomas, regimento interno da escola, livros de registros de notas, de freqüências, de ponto, fotografias, entrevistas, depoimentos, jornais da época com denominações, a saber: Dores Jornal, Voz do Povo, O Indaiá, Oeste Jornal, etc; consultas bibliográficas em: Maria Marta Chagas de Carvalho, Luciano Mendes de Faria, Justino Magalhães, Jorge Nagle, Boris Fausto, Antônio Nóvoa, Éster Buffa, Waldemar de Almeida Barbosa, Thomas Skidmore entre outros.
RESULTADOS:
Em termos de resultados alcançados pela pesquisa pôde-se constatar que a Escola Normal Oficial Francisco Campos de Dores do Indaiá – Minas Gerais, tinha como preocupação imediata não somente a disseminação da instrução, mas também a formação de professores para a cidade bem como para a região, tendo em vista os princípios de racionalização educacional postos em prática após a Reforma Francisco Campos de 1931. Além do mais, a escola passou a ser modelo de educação para o estado de Minas Gerais e símbolo de modernidade.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que, a construção da escola constituiu um elemento de modernidade e progresso, uma vez que denominara-se como a matriarca da educação regional, reverenciada na história da cidade de Dores do Indaiá como um dos mais tradicionais educandários do Estado de Minas Gerais, tanto que a escola, como a educação, são construções históricas, pois se as funções básicas de uma instituição educativa se objetivam na produção do e na transmissão da cultura, seja pela matriz científica e tecnológica, seja pela matriz de comportamentos, atitudes e valores, bem se compreende a importância da dimensão sócio-cultural. Isto posto, acredita-se que um mergulho na dimensão sócio-cultural da história da escola pode-se levar ao encontro de alguns problemas interessantes, desafiadores, significativos no quadro geral das questões relativas á História da Educação Mineira, compreendendo, assim, como o estudo dos processos histórico-educacionais constroem um sentido, ou seja, a real compreensão do modo como em diferentes lugares e momentos uma realidade social e educacional é construída.
Instituição de fomento: Centro Universitário de Patos de Minas
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Estado Novo; Educação; Instituições.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004