IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
DANÇA POPULAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM APRENDER SIGNIFICATIVO.
Alesandra Roberta de Pontes Ferreira 1, 2   (autor)   alassandraufpe@hotmail.com
1. Departamento de Fundamentos Psicológicos da Educação
2. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
INTRODUÇÃO:
A dança na educação infantil é de estrema importância na formação e desenvolvimento da expressão infantil. Linguagem corporal e conhecimento do próprio corpo são trabalhados em todos os momentos nesta etapa da aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de mostrar um estudo onde se utilizou a dança associada com história, comportamento, cultura, costumes e a conteúdos dados em sala de aula.
METODOLOGIA:
O trabalho aconteceu com crianças de três a sete anos, onde tínhamos semanalmente duas horas de dança acompanhadas de teorias falando do folclore e da cultura nordestina, na qual pertenciam os ritmos das danças trabalhadas. Foram utilizados os três ciclos de dança (Carnavalesco, Junino e Natalino) relacionando com calendário escolar e com assuntos estudados em aula. As músicas e os movimentos das danças depois viravam textos das aulas de português e motivos para discussão em todas as outras aulas.
RESULTADOS:
Foram analisadas as práticas pedagógicas com a utilização da dança, enfocando seu benefício na educação infantil. Mostrando vivências analisadas através de observações dos alunos na danças e nas aulas. A cada final de mês a mediadora conversava com a turma anotando as contribuições dos alunos e seu envolvimento com o trabalho. As discussões após as danças eram bem mais significativas, na prática e na aprendizagem dos alunos.
CONCLUSÕES:
A prática pedagógica que utilizou a dança como contextualizadora fez o aluno ter mais significado na aprendizagem , pois, a vivência proporcionou maior envolvimento com o trabalho. O dançar contribui na formação global do aluno que se relacionou também no conhecimento da sua identidade cultural. Estudos como estes buscam valorizar práticas que vem dar sentido e dinamismo ao cotidiano escolar.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave:  Dança; Educação Infantil; Aprendizagem.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004