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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA ORAL NO PERÍODO DE 1971 A 2000.
Cristiane Alves Ferreira 1   (autor)   elecrisante@yahoo.com.br
Cancionila Janzkovski Cardoso 2   (orientador)   kjc@terra.com.br
1. 1 Graduanda do Departamento de Educação de Rondonópolis/UFMT
2. 2 Profa.Drª. do Departamento de Educação de Rondonópolis/ UFMT
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem a proposta de contribuir com a reconstrução da história da alfabetização no Estado de Mato Grosso, uma vez que ainda são raras as produções voltadas para esse enfoque de investigação nesse Estado.
Este estudo faz parte de um projeto interinstitucional, do qual participam a UFMG (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita), UFPel (Centro de Estudos e Investigações em História da Alfabetização) e UFMT/CUR (Núcleo de Pesquisa em Educação-ICHS). A equipe mato-grossense tem o objetivo de resgatar os eventos e especificidades educacionais, no que diz respeito às práticas pedagógicas direcionadas para o ensino da leitura e da escrita, no período de 1870 a 1997, por meio de análises qualitativas das cartilhas que circularam neste Estado, de documentos oficiais e de outras fontes. A presente pesquisa, enquanto desdobramento do projeto maior, tem por objetivo localizar sujeitos que trabalharam ou trabalham no ensino de primeiras letras, com enfoque mais esmiuçado no professorado da alfabetização escolar.
Devido à vasta abrangência desse projeto, realizamos recortes, do qual ficou estabelecido que reconstruirei o período de 1971 a 2000, concentrando esforços na perspectiva da História Oral.
Basicamente, é em torno dessas preocupações que desenvolvo esta pesquisa, ou seja, com o intuito de contribuir para a reconstrução da instrução pública mato-grossense - ensino de primeiras letras -, por meio dos depoimentos de professores alfabetizadores.
METODOLOGIA:
Dentre os objetivos desse estudo estão: 1º Reunião, organização e seleção de bibliografia (livros, teses, dissertações, artigos, propostas curriculares e documentação oficial); 2º Elaboração de instrumentos de pesquisa (roteiros, entrevistas, questionários, tabelas); 3º Desenvolvimento da pesquisa (entrevistar cinco professoras alfabetizadoras que desenvolveram a docência entre 1971 a 2000); 4º Organização dos dados e escrita dos relatórios.
Para a coleta dos dados utilizei o gravador. Diante de tantas informações a eficiência desse instrumento é fundamental, o qual permite captar na integra os relatos das colaboradoras. Em todas as entrevistas tive o consentimento dos sujeitos em utilizar este aparelho tecnológico.Com base nessa metodologia, estão sendo analisadas e sistematizadas as informações obtidas sobre o processo educacional de primeiras letras em Mato Grosso. Os métodos utilizados no ensino da leitura no período em que as professoras foram alfabetizadas é um item de enfoque da pesquisa, concomitantemente com o processo evolutivo do pensamento em relação à utilização desse recurso ao longo da carreira das nossas colaboradoras.
Utilizei o respaldo teórico sobre a História Oral para proceder às entrevistas visando um melhor aproveitamento dos relatos e desenvolvimento da pesquisa, uma vez que é preciso analisar os dados e fazer pontes com os fatos da história oficial que é relatada nos livros sobre o referido assunto. A pesquisa é qualitativa.
RESULTADOS:
As colaboradoras relataram: suas experiências de vida desde o momento em que iniciaram a ter contato com o mundo da leitura e escrita, e consequentemente sua inserção no ambiente escolar; os motivos que as levaram a fazer o Magistério, englobando sua experiência com a primeira turma; os métodos e processos que utilizavam no ensino da leitura e escrita, juntamente com as orientações que recebiam acerca desse assunto, tanto no curso Magistério quanto por parte dos responsáveis pela orientação pedagógica escolar.De acordo com o levantamento desses pontos importantes para a organização do estudo, iniciei o trabalho de análise das entrevistas. Pôde-se verificar que o método utilizado na alfabetização das entrevistadas foi o sintético, notadamente o silábico e o alfabético. Um outro relato unânime foi à forma da aprendizagem, na qual lhes era imposta a decoração, metodologia que comentaram ser muito negativa. No entanto, no início da carreira, pelo despreparo metodológico das três que não tinham cursado ainda o Magistério, relataram ter utilizado essa mesma estratégia. Das cinco colaboradoras uma não se recorda do título da cartilha, duas citaram a “Vamos Estudar”, uma a “Alegria de Saber” e a outra o “ABC”. Notamos que quatro se sentiram inseguras ao lecionar ou mesmo despreparadas, pois a formação que possuíam era muito limitada: 4º série, 7º série, 8º série e 2º ano do magistério. Entretanto, pelas dificuldades encontradas, buscaram melhor formação na área pedagógica.
CONCLUSÕES:
O resultado das entrevistas nos permitiu iniciar o processo de reconstrução das políticas pedagógicas com suas estruturas, e organizar os eventos ocorridos no decorrer de três décadas com seus processos evolutivos da educação nas suas políticas e práticas educacionais.
Por meio das entrevistas pudemos coletar dados que contribuíram para a ampliação do conhecimento sobre o percurso da alfabetização no Mato Grosso, de modo que vimos o desenvolvimento educacional marcado por erros, acertos, dificuldades, prazer e sucesso com as histórias de experiências vividas, em especial durante a alfabetização. Essa é uma das vantagens de se usar a História Oral: proporciona a presença do passado no presente de modo que o vivido seja melhor compreendido.
Com estes resultados alcançamos uma meta de grande importância do projeto que é descrever os processos educacionais mato-grossenses. Todavia, a análise é ainda preliminar, sendo necessário vasculhar, ampliar a presente pesquisa para uma maior compreensão e explanação sobre o assunto. O estudo terá continuidade, com vistas à uma melhor reflexão sobre os dados que são vastos e promissores para os nossos objetivos.
Instituição de fomento: CNPq/ UFMT/ FAPEMAT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Alfabetização; Práticas Pedagógicas; Cartilhas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004