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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
A POSSÍVEL CARÊNCIA NA METODOLOGIA DE ENSINO AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Teresa Celina Guimarães Pecegueiro 1   (autor)   tpecegueiro@uol.com.br
Karla Lima dos Santos 1   (autor)   
Manoel Francisco de Assis 1   (autor)   
Graciela Feitosa Veras 1   (autor)   
Sandra Silva 1   (autor)   
1. Centro Universitário do Maranhão - UniCeuma
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho aborda o desenvolvimento do projeto na área de Psicologia Social, desenvolvido com alunos portadores de deficiência auditiva, matriculados em séries do Ensino Regular e em Salas Espaciais na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.
O objetivo principal foi mensurar o grau de satisfação dos alunos portadores de deficiência auditiva com a metodologia de ensino utilizada na escola, considerando todo o contexto em que o aluno especial enfrenta no seu aprendizado. Para a realização deste trabalho, foi preciso identificar quais etapas da metodologia utilizada atendem as necessidades da clientela.
A dificuldade de aprendizagem tem causas e desenvolvimentos múltiplos, exigindo pesquisas em diversos campos do conhecimento, para que se tenha uma visão mais ampla sobre esse tema. Ela pode ter uma origem orgânica, intelectual, cognitiva ou emocional, incluindo-se aí as dificuldades relacionais, porém, o que se percebe, na maioria dos casos, é que há um entrelaçamento destes fatores, responsável pela complexidade da situação em que se encontram milhares de crianças com variados problemas de aprendizagem.
METODOLOGIA:
Durante a elaboração desta pesquisa fora utilizado o método quantitativo com análise qualitativa, com amostra de 100% de alunos surdos (56 alunos) matriculados no turno matutino. Realizaram-se ainda entrevista semi-estruturada com os coordenadores da escola com o objetivo de coletar informações sobre o método utilizado. A técnica abordada foi de consulta às fontes bibliográficas. De posse desses dados foi elaborado um questionário com perguntas fechadas e uma única aberta para que os alunos surdos respondessem , tendo como finalidade colher a percepção pessoal de cada aluno em relação ao método, sua satisfação e insatisfação acerca do mesmo.
Após a realização da pesquisa, os dados obtidos foram tabulados, de modo a permitir a análise quantitativa para interpretação qualitativa dos resultados, que possibilitaram as considerações gerais acerca do trabalho empreendido.
RESULTADOS:
No primeiro momento da pesquisa, coletou-se alguns dados sobre o aluno surdo como: idade, sexo e série. Com isso, concluiu-se que 68% dos surdos da escola em referência, integram a faixa etária de 16 a 19 anos, cursam da 3a a 8a série do Primeiro Grau e em sua maioria, são do sexo feminino. A maioria encontra-se satisfeita com a metodologia utilizada na escola, somados os conceitos ótima e boa (64%) o resultado é maior ao somatório de regular e ruim(32%).
Os surdos inclusos no processo educacional conseguem, em sua maioria, manter níveis de relacionamentos satisfatórios com os grupos sociais em que convivem. A maioria deles não sente dificuldade em conviver com a deficiência.
O relacionamento aluno-professor, bem como a satisfação em relação à metodologia, constata-se que os conteúdos apresentados proporcionam um entendimento que atende às suas expectativas. Quando da comunicação ocorre entre alunos e intérprete, constata-se a eficiência e eficácia do mesmo.
Há grande satisfação por parte dos alunos em relação aos conteúdos das disciplinas, resultado semelhante pode-se afirmar às tarefas em grupo.
Percebeu-se dificuldade por parte dos surdos em entender as mensagens através dos recursos visuais utilizados pelos professores. Os livros fornecidos pelo Estado, não são suficientes para um aprendizado eficiente, muito embora a maioria considere-os adequados.
A maioria deles sentem-se motivados a freqüentar a escola. As tarefas domiciliares nem sempre são executadas.
CONCLUSÕES:
De acordo com os objetivos propostos nesta pesquisa, todas as etapas foram devidamente atingidas, em consonância com as proposições nela contida. Dos dados obtidos, concluiu-se que o processo ensino/aprendizagem oportunizado, de certa forma contribui para o resgate da cidadania dos alunos surdos que ali se encontram.
Embora os resultados obtidos sejam satisfatórios no ensino/aprendizagem, observa-se ainda existirem lacunas a serem revistas pela escola/Estado, como no caso da procura pela escola, as dificuldades que os alunos têm em estarem fazendo deveres passados pelos professores, a problemática da comunicação dos alunos inclusos e seus professores, a questão do não entendimento em relação aos recursos visuais apresentados em sala de aula.
É na convivência com outros e com o meio ambiente que as necessidades de qualquer ser humano se apresentam. É importante questionar os critérios utilizados para distinguir as necessidades especiais das comuns, e em particular no contexto escolar. A educação é uma questão de direitos humanos e indivíduos com deficiências devem fazer parte das escolas, as quais precisam modificar seu funcionamento para incluir. Enfatiza-se o processo de adequação das escolas às necessidades dos alunos para que possam, aprender, e exercer plenamente a sua cidadania.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  surdos; aprendizagem; metodologia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004