IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
INTERAÇÃO ENTRE A HIPERNUTRIÇÃO PÓS-NATAL E OS ESTOQUES DE GLICOSE NO MÚSCULO CARDÍACO DE RATOS ADULTOS.
Paula Paraguassú Brandão 1   (autor)   paulinha_pb@ibest.com.br
Eduardo Hippólito Latch Cherem 1   (colaborador)   -
Cristiano do Nascimento de Sá Silva 1   (colaborador)   -
Aníbal Sanches Moura 1   (orientador)   asmoura@uerj.br
1. Departamento de Fisiologia da Nutrição e do Desenvolvimento,Faculdade de Ciências Biológicas - UERJ
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de doenças crônico degenerativas na idade adulta, tais como o Diabetes Mellitus, a resistência à insulina, doenças cardiovasculares, dentre outras, podem ter seu início no período de desenvolvimento, tanto durante o desenvolvimento intra-uterino, como durante a fase de lactação. A interação do indivíduo com o ambiente, como por exemplo, a disponibilidade de nutrientes, pode determinar alterações no padrão fisiológico que inclinará o indivíduo ao desenvolvimento de estados patológicos prospectivamente, na idade adulta. Este fenômeno foi descrito como impressão metabólica, termo que visa ilustrar a plasticidade do organismo biológico em se adaptar a situações adversas.Tem sido demonstrado a interação entre a desnutrição, tanto uterina, quanto neonatal e a alteração da pressão arterial, da homeostase glicemica, dentre outras variáveis fisiológicas.No entanto, poucos estudos tem abordado a hipernutrição durante a lactação como fator de impressão metabólica e suas prospectivas alterações sobre a fisiologia do coração.O objetivo deste trabalho foi, avaliar se a hipernutrição durante a lactação pode alterar o metabolismo da glicose no coração, alterando o seu armazenamento sob a forma de glicogênio cardíaco.
METODOLOGIA:
Os animais obesos (MO) foram separados em ninhadas reduzidas de 4 animais por mãe ao 4° dia, para os animais controles(MC) foi mantida a ninhada inteira(10-12 animais), foi oferecido ração e água ad libitum e, os animais foram sacrificados no 60° dia. Foi mensurada a glicose sangüinea (pelo método da o-toluidina de Dubonsky, 1962) destes animais e o glicogênio cardíaco (pelo método de Parrou e François, 1972) para a comparação dos resultados.
RESULTADOS:
Aos 60 dias foi verificado diferença na concentração do glicogênio muscular cardíaco quando comparamos o grupo controle ao obeso. O grupo MO apresentou uma menor concentração de glicogênio em relação ao MC [MO: 0,42± 0,11; MC: 1,07±0,14; p =0,04]. O grupo MO apresentou glicemia aumentada em relação ao grupo MC [MO240±10.8; MC:162±9.3; p =0,03].
CONCLUSÕES:
Os resultados apresentados neste trabalho sugerem que a hipernutrição durante a lactação pode alterar o metabolismo da glicose no coração, uma vez que animais criados em ninhadas reduzidas, apresentam menor conteúdo de glicogênio cardíaco.
Instituição de fomento: Cnpq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Obesidade; Impressão metabólica; Glicogênio.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004