IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
CIDADANIA NA TERCEIRA IDADE
Aline Leão 1   (autor)   alinessufes@yahoo.com.br
Aracely Xavier 1   (autor)   araufes@hotmail.com
Carla Mognato Scardua 1   (autor)   carlinha@megamail.com.br
Elisabeth Orletti 2, 3   (orientador)   orletti@npd.ufes.br
Josicleia Stelzer Zanelato 1   (autor)   josicleia@click21.com.br
Juliana Fioresi Moreira 1   (colaborador)   jujufmv@yahoo.com.br
Patrícia Ebani Peixoto 1   (autor)   patriciassufes@yahoo.com.br
Regina A. Viana Mesquita 4   (orientador)   mesquita.vix@zaz.com.br
Tania Maria Bigosn do Prado 2   (colaborador)   
1. Graduanda do Curso de Serviço Social, Univ. Federal do Espírito Santo-UFES
2. Graduada no Curso de Serviço Social,Univ. Federal do Espírito Santo- UFES
3. Profa. Mestre do Depart. de Serviço Social, Univ. Federal do Espírito Santo- UFES
4. Médica Geriatra do Depart. de Serviço Social, Univ. Federal do Espírito Santo
INTRODUÇÃO:
A população brasileira com mais de 60 anos cresce rapidamente. Nos próximos 20 anos, o Brasil deverá ser o 6º país mais "velho" do mundo, com uma população que poderá ultrapassar os 30 milhões de idosos, quase 13% do total. Esse aumento da população de idosos traz como preocupação relevante a violação da cidadania destes atores sociais, sendo o modelo econômico neoliberal o principal fator de exclusão do sujeito.
A desorganização política e econômica advinda desse processo se materializa na insuficiência de políticas públicas voltadas para a maioria da sociedade, que tende a caracterizar o idoso como ser passivo, sem direitos e inútil, levando-o a considerar-se inválido diante desse discurso.
Tendo por base a discussão supra citada, o grupo PET-Serviço Social realizou uma série de visitas ao Centro de Vivência de Mª Ortiz/ Vitória-ES, onde se constatou a demanda por maiores conhecimentos acerca dos direitos dos idosos. A partir de tal situação, os bolsistas do Programa Especial de Treinamento(PET) se disponibilizaram a ministrar oficinas referentes à temática em questão, fundamentando seu trabalho no exercício de reflexão, no potencial de participação e na partilha de conhecimentos com os idosos. Objetivou-se, portanto, socializar, integrar e fortalecer a subjetividade do grupo, a fim de se promover o exercício da cidadania, de forma a possibilitar efetivamente a inserção do idoso na sociedade.
METODOLOGIA:
Ao observar-se tal demanda, a equipe de cinco bolsistas e um voluntário buscou trabalhar com o grupo de aproximadamente 20 idosos no Centro de Vivência de Maria Ortiz por meio da observação de suas respectivas histórias de vida, a fim de se programar adequadamente os métodos a serem utilizados. Assim, baseou-se a atividade no estudo de caso e no universo de significados, crenças, valores e atitudes do grupo de idosos, buscando-se aprofundar as relações, mediante uma pesquisa participativa, sem que o fenômeno fosse reduzido à operacionalização de variáveis. Os instrumentos utilizados consistiram em : 1)Ações em grupo , dinâmicas de integração e socialização dos conhecimentos por intermédio de troca de saberes; 2)Escutas, momentos de exposição de vivências dos participantes, com o objetivo de se formar uma conexão com a realidade e de se enfatizar os direitos e deveres do cidadão idoso; 3)Abordagem Teórica, exposições referentes aos Direitos dos idosos, mediante a explanação da PNI (Política Nacional do Idoso) e do Estatuto do Idoso; 4)Encenações, com dramatizações de situações reais, a fim de se despertar a criticidade e envolver os idosos participantes no foco da discussão, priorizando-se reflexões, relatos de experiências próprias e análises das dificuldades e desafios encontrados; e 5)Encontros de capacitação, para orientação das atividades a serem desenvolvidas e preparação dos materiais teóricos.
RESULTADOS:
Após as primeiras oficinas e reuniões, pôde-se perceber que o conhecimento dos idosos em relação aos seus direitos é bastante superficial, o que não representa um provável desinteresse em se buscar maiores esclarecimentos a esse respeito.
A ocorrência de significativas opiniões favoráveis ao Estado nesse grupo, de 60 a 80 anos, pode ser passível de compreensão analisando-se que estes idosos viveram num período em que não se podia questionar o governo. Além disso, eram majoritariamente mulheres, categoria menos participante nos movimentos sociais do país em um passado recente.
No entanto, mesmo com a existência de dúvidas dos idosos em relação a seus direitos, estes demonstraram conhecer algumas questões, e o aprofundamento dos pressupostos da PNI poderá até mesmo acarretar posteriores reivindicações desses atores. Tal análise oferece elementos para uma revisão da idéia, comumente disseminada na sociedade, de inutilidade dos idosos. O que se verifica por trás desse estereótipo, ao contrário, é o seu papel ativo como criador das mudanças sociais, em resposta às transformações dessa sociedade.
A troca de experiências proporcionada veio a fazer alusão a um dos pressupostos da PNI, que apregoa a necessidade de se valorizar o registro da memória como meio de garantir a identidade cultural entre as diferentes gerações.
CONCLUSÕES:
A proposta de explanação da temática “Cidadania na Terceira Idade” obteve um resultado positivo, visto que essa ação formativa e reflexiva pôde contribuir para que os idosos pudessem atuar de forma mais efetiva na resolução de seus problemas, mostrando-se mais aptos a questionarem situações que considerassem injustas.
Pôde-se observar que grande parte do grupo de idosos conseguiu absorver as informações de forma a apresentar um aumento significativo de criticidade em relação à garantia de seus direitos, que na maioria das vezes são negligenciados pela sociedade.
Entretanto, constatou-se que, apesar de várias discussões, alguns idosos ainda mantiveram uma visão equivocada dos seus direitos, pois não assimilaram integralmente a essência da problemática social.
Levando-se em consideração que a aquisição de conhecimentos faz parte de um processo gradativo, pode-se considerar que essa atividade contribuiu para a potencialização dos idosos, que poderão utilizar-se dos conhecimentos adquiridos no decorrer da oficina, em função da definição de estratégias junto à comunidade para a resolução dos problemas existentes.
Instituição de fomento: Programa Especial de Treinamento- PET/ Serviço Social
Palavras-chave:  Idoso; Cidadania; Direitos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004