IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
O USO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NA TOMADA DE DECISÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE MULTICASOS NA GALERIA META DE RIO BRANCO - ACRE
Gabriela Gonçalves de Souza 1   (autor)   gabrielasouza21@yahoo.com.br
Andreia Cristiane Stanger 1   (orientador)   andreiastanger@yahoo.com.br
Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho 1   (orientador)   aninhalima@hotmail.com
1. Curso de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas Rio Branco - FIRB-
INTRODUÇÃO:
As empresas estão num ambiente de constantes mudanças, onde a cada dia a concorrência torna-se mais competitiva. Conseqüentemente, o consumidor fica mais exigente em relação ao custo e a qualidade de bens ou serviços. Adaptar-se a essa realidade é uma questão de sobrevivência. O que se busca na moderna Contabilidade é que ela esteja inserida neste contexto, conquistando seu verdadeiro espaço dentro das empresas e junto aos usuários, através de informações úteis, capazes de proporcionar às empresas um poderoso diferencial de mercado. Para esse fim, os empresários necessitam de informações sobre bens ou serviços, cliente, gerentes, áreas de negócios e a organização como um todo, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisão no âmbito da contabilidade e competitividade das empresas. Dentro desta perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o uso das informações contábeis pelo empresário da micro e pequena empresa na gestão do seu negócio, através de um estudo de multicasos.
METODOLOGIA:
Este projeto teve como sujeito os empresários da Galeria Meta de Rio Branco, enquadrados como Micro e Pequenos empresários, sobre o uso das informações contábeis para tomada de decisão. A pesquisa caracteriza-se como exploratória do tipo análise teórico-empírica e quantitativa, com o objetivo de verificar o conhecimento entre os gestores e a necessidade da informação contábil para o sucesso dos negócios da empresa. Fez-se então, um levantamento bibliográfico sobre a importância da contabilidade, a necessidade da informação contábil e a importância das micro e pequenas empresa; o papel do contador; os critérios de classificação e legislação relativos as micro e pequenas empresas; as empresas de pequeno porte e a contabilidade; e a contabilidade gerencial nas micro e pequenas empresas para tomada de decisão. Para levantamento dos dados, o instrumento utilizado foi um questionário de perguntas abertas e fechadas e questões de múltipla escolha aplicadas individualmente a 16 empresários, representando 25% do total de 66 empresas ativas na Galeria Meta.
RESULTADOS:
Observou-se que das empresas pesquisadas, 87% são micro empresas, sendo que dessas, 81% têm sua atividade no setor de comércio. Com 7 a 10 anos de atividade, empregam entre 4 a 10 funcionários e terceirizam o serviço contábil. Embora a maioria dos empresários entrevistados julgue que as informações contábeis são importantes e válidas, no momento de tomar decisão não as utilizam. As empresas de um modo geral têm procurado pouco assessoramento técnico, e quando o fazem não conseguem bons resultados, buscando auxílio com maior freqüência junto ao contador, o SEBRAE e pessoas com experiência no ramo. Os problemas mais comuns citados pelos empresários dizem respeito a falta de capital de giro, mão de obra qualificada, carga tributária elevada, forte concorrência e maus pagadores, sendo que 22% das empresas consideram a recessão econômica uma das principais dificuldades enfrentadas na condução de seus negócios. Dentre as principais informações contábeis apresentadas pelas empresas, destacam-se o balanço patrimonial em seguida o fluxo de caixa, que se não mensurada corretamente quanto às operações próprias, pode apresentar uma situação administrável, porém fora dos objetivos operacionais. Observou-se que outro fator que merece consideração é que somente 19,2% das empresas elaboram a demonstração do resultado, das 16 empresas que responderam afirmativamente.
CONCLUSÕES:
Identificou-se que as micros e pequenas empresas da Galeria Meta necessitam buscar no mercado, profissionais que tragam na sua bagagem conhecimentos suficientes para seguir novas idéias, novos métodos de administração empresarial, novas formas de superar deficiências e dificuldades gerenciais. Ademais, almejar melhores alternativas no planejamento, auxiliar na tomada de decisão da melhor composição societária, entre tantas outras possibilidades neste mundo globalizado, que pode não se resumir em uma pequena quantidade de relatórios, mas com idéias que possam alavancar um empreendimento. E o contador poderá ser este profissional, desde que não deixe de aprimorar cada vez mais seus conhecimentos.
Palavras-chave:  Micro e pequenas empresas; Tomada de decisão; Informação contábil.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004