IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DE TRATAMENTO FUNGICIDA E DE TRATAMENTO FUNGICIDA + ÁCIDO GIBERÉLICO SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PEQUIZEIRO
Suzinei Silva Oliveira 1   (autor)   suzinei@cpac.embrapa.br
Ossenir Favorito 2   (colaborador)   ossenir@carmerino.com.br
Jeferson Luis Dallabona Dombroski 2   (orientador)   jeferld@terra.com.br
Sebastião Carneiro Guimarães 2   (co-orientador)   sheep@cpd.ufmt.br
Maria de Fátima Barbosa Coelho 2   (co-orientador)   coelhomf@terra.com.br
1. Embrapa Cerrados, Planaltina/DF
2. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária/Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.) está distribuído no Brasil em vários Estados nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Seus frutos são consumidos de várias formas na culinária regional e têm uma importância fundamental para a renda de muitas famílias que fazem o seu extrativismo e comercialização durante os períodos de safra. A maior barreira para a domesticação desta espécie é a propagação. A propagação vegetativa só é possível, atualmente, por enxertia, o que depende de mudas obtidas de sementes. As sementes do pequizeiro apresentam dormência tegumentar e embriônica que juntamente com a presença de fungos patogênicos resultam em baixas taxas de germinação. A dormência embriônica pode ser superada por meio da aplicação de ácido giberélico nas sementes e o controle de fungos pode ser conseguido tratando-se as sementes com fungicidas. Desse modo, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de tratamento fungicida e de tratamento fungicida + ácido giberélico (GA3) sobre a germinação de sementes de pequizeiro.
METODOLOGIA:
Os frutos foram coletados em Chapada dos Guimarães, MT, e as sementes biológicas foram separadas dos envoltórios escarificando-se os caroços em escova de aço e cortando-se o endocarpo com disco de corte, ambos acoplados numa esmeriladeira elétrica. Foi feito o teste de “Blotter” para avaliação dos fungos e determinou-se o teor de umidade das sementes, antes e após a secagem em estufa a 105ºC mais ou menos 5ºC por 24 horas. As sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: T1 – sem fungicida e sem GA3; T2, com aplicação de 250 g.L-1 de carbendazim + 250 g.L -1 de thiram em 3 ml.kg-1 de sementes (F); T3, com F e 0,3 mol.L-1 de GA3; T4, com F e 0,6 mmol.L-1 de GA3; T5, com F e 1,2 mmoles.L-1 de GA3. Colocou-se as sementes em rolos de papel umedecidos com solução de ácido giberélico conforme o tratamento durante os quatro primeiros dias. Em seguida o papel foi trocado por outro embebido em água destilada para todos os tratamentos, continuando mantidas em germinador a 27ºC por 30 dias. Calculou-se o teor de umidade das sementes, a porcentagem de sementes germinadas (sementes com protrusão de pelo menos 1 mm de raiz) e o índice de velocidade de germinação. Os dados foram submetidos à análise de variância e a comparação dos tratamentos com e sem fungicida, na ausência de GA3 foi feita pelo teste de “t” a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
O lote de sementes utilizado neste experimento apresentou média de umidade de 6,71%. Os fungos verificados nas sementes foram: Aspergillus sp., Penicillium sp., Colletotrichum sp., Rizhopus sp. e Fusarium sp.. A aplicação de tratamento fungicida elevou o porcentual de sementes germinadas de 1% para 11% e o índice de velocidade de germinação de 0 para 0,17. A embebição em: 0,3 mmol/L de GA3 resultou em 51% de sementes germinadas e índice de velocidade de germinação de 1,55; 0,6 mmol.L-1 de GA3 resultou em 57% de sementes germinadas e índice de velocidade de germinação de 1,54 e; 1,2 mmol/L-1 de GA3 resultou em 44% de sementes germinadas e índice de velocidade de germinação de 1,17. Nos tratamentos com GA3 a germinação iniciou-se aos 5 dias, e aproximadamente 50% das sementes já haviam completado o processo de germinação aos 15 dias após o início do experimento.
CONCLUSÕES:
A aplicação do fungicida (carbendazin+thiram) promoveu aumentos na germinação das sementes de pequizeiro. A embebição das sementes em ácido giberélico além de resultar em aumentos na germinação, acelerou o processo germinativo.
Palavras-chave:  Caryocar brasiliense; pequi; sementes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004