IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
ALGUMAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS NA HISTÓRIA DA LEITURA NO SÉCULO XX, EM MATO GROSSO
Tainá Patrícia Fagundes da Silva 1   (autor)   tainafagundes@ibest.com.br
Ana Cláudia Santos da Silva 1   (autor)   jamacama@terra.com.br
Javert Melo Vieira 1   (orientador)   jamacama@terra.com.br
Ana Vera Raposo de Medeiros 1   (co-orientador)   raposoa@terra.com.br
1. Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Rondonópolis/UFMT
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho está vinculado ao projeto "Aspectos da História da Leitura em Mato Grosso no séc. XX", que se encontra na segunda fase de andamento. A história da leitura é um tema abrangente, que vem instigando vários pesquisadores da área a elaborarem projetos no intuito de complementar este campo científico, tão escasso de registros e informações afins. Como a leitura é uma atividade tanto individual quanto social, estudar seu percurso histórico significa abranger as impressões culturais de um povo, assim como os elementos ligados ao processo da formação do pensamento crítico. Essas impressões perpassam desde a escolha de um gênero de leitura até a manifestação pública de um posicionamento sobre algo lido. Neste trabalho, nos deteremos em informações sobre as representações da literatura, obtidas pela prática da leitura. Estaremos considerando seu processo histórico e suas implicações na opinião pública. Com isso, objetivamos registrar alguns dos mais significativos pontos da influência literária na nossa cultura, afim de que possamos perceber algumas transformações sócio-culturais ocorridas no período examinado.
METODOLOGIA:
Os procedimentos da realização do nosso trabalho estão basicamente apoiados na história oral. Dessa forma, englobamos os processos seletivos e quantitativos do trabalho de análise, no qual retiramos informações sobre representações literárias de 32 entrevistas, realizadas na fase I do projeto. Tivemos como entrevistados cidadãos mato-grossenses que gozam do mérito de serem considerados bons leitores. Dentre eles, encontram-se várias categorias profissionais, tais como professores, advogados, escritores, médicos, religiosos, jornalistas, livreiros e outros. Sendo assim, considerando que sua formação profissional possa influenciar suas opiniões, elaboramos grades para analisar essas entrevistas, separando-as por este critério. Nessas grades, levantamos itens, tais como impressões sobre a qualidade de livros, autores e gêneros, além das contribuições da UFMT, da Academia Mato-grossense de Letras e dos eventos literários ou comunidades literárias para o fomento da leitura e conseqüente aumento da opinião crítica dos leitores mato-grossenses.
RESULTADOS:
Por meio da metodologia adotada, obtivemos resultados parciais do nosso trabalho, devido ao fato de o mesmo estar em andamento. Dessa forma, houve representações sobre a literatura mato-grossense, onde alguns entrevistados questionaram o merecimento de certos integrantes da Academia Mato-grossense de Letras. Quanto à escolha de gêneros, títulos e autores, os resultados variaram de acordo com a formação profissional desses entrevistados. Por exemplo, os jornalistas tiveram melhores impressões sobre a estética de Machado de Assis do que alguns professores e escritores. Já alguns médicos apresentaram rejeição à literatura romântica. Constatamos também nas entrevistas muita rejeição às informações literárias apresentadas na Internet, uma vez que sintetizam demais as obras, gerando nos internautas um certo desinteresse em lê-las na íntegra. Quanto à participação da UFMT na formação cultural de Mato Grosso, houve controvérsia de opiniões: uns disseram que ela fomentou a prática de leitura e de produção textual; já outros afirmam que a UFMT não mudou em nada o cenário cultural do Estado, devido a pouca freqüência às bibliotecas realizada por discentes dessa instituição.
CONCLUSÕES:
Por esses resultados apresentados, concluímos que a prática da leitura literária aumentou significativamente o nível cultural da sociedade mato-grossense, formando cidadãos com elevado senso crítico e prestígio social. Além do mais, enriqueceram as bibliotecas, livrarias e editoras do nosso Estado com seus livros, seus artigos e publicações em geral, destinadas aos leitores interessados em conhecerem o que a cultura de Mato Grosso tem a oferecer. Da análise preliminarmente realizada, podemos concluir que a leitura foi e é prestigiada em nosso Estado como símbolo de conhecimento e cultura e, ainda, que de sua prática efetiva tem resultado uma série de representações que podem ajudar a (re)compor a história cultural de Mato Grosso.
Instituição de fomento: UFMT/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  história da cultura; representações literárias; crítica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004