IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
OS SABERES DA DOCÊNCIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ticiana Dúcel Romero Pereira 1   (autor)   tuga_@terra.com.br
Milton Valençuela 1   (orientador)   milton.v@uol.com.br
1. Bolsa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
Para realizar este trabalho tive a seguinte questão para a pesquisa: Quais são os saberes que os professores de educação infantil vem construindo na prática pedagógica em sala, ao longo de suas trajetórias pessoal e profissional? Partindo dessa questão, elaborei como objetivos gerais: Identificar os saberes mobilizados e empregados na prática cotidiana de duas professoras da pré-escola, uma atuante na rede pública e outra na rede particular de ensino no município de Maracaju/MS. E como objetivos específicos: Reconhecer nos depoimentos das professoras participantes os saberes da experiência que vem sendo construídos ao longo de suas trajetórias pessoal e profissional; Identificar os saberes pedagógicos que fundamentam e orientam a prática cotidiana desses professores em sala de aula; Analisar os aspectos teóricos e práticos na construção de uma metodologia para o ensino pré-escolar, a partir dos depoimentos das professoras participantes.
A importância desta investigação se dá pelo fato, é na infância que se forma o caráter e a personalidade do ser humano, daí a responsabilidade da educação, melhor dizendo, dos educadores e suas práticas na educação infantil; as práticas da docência estão intimamente ligadas, com vida da criança e muitos vezes causando grande impactos sem qualquer questionamento dessas ações.
A combinação de todos esses fatores configura a prática pedagógica na educação infantil, com este trabalho, procuro um maior esclarecimento dos saberes que compõe a prática do professor de educação infantil.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa é de natureza qualitativa, onde participam duas professoras uma da rede municipal outra da rede particular do município de Maracaju/MS, utilizo como instrumento para coleta de dados, questionário e entrevistas. Na elaboração dos questionários utilizei questões amplas, para que dessa forma as professoras participantes tivessem total liberdade para expor seus pensamentos e concepções com relação as questões solicitadas; já nas entrevistas aprofundei as informações obtidas a partir respostas das professoras participantes que permitiram ir a fundo sobre os saberes e as concepções da pratica pedagógica em sala de aula.
Neste processo busquei investigar o que pensam a respeito de suas ações, o tempo que atuam na educação infantil; o por quê optaram em trabalhar com esta fase do desenvolvimento da criança; que tipo de ajuda receberam de colegas mais experientes; qual a teoria presente em suas concepções e como efetuam suas práticas mediante as dificuldades que encontram; como se dá o processo de ensino aprendizagem; metodologia aplicada em sala de aula; a avaliação na educação infantil.
RESULTADOS:
Nesta pesquisa cheguei às origens dos saberes da docência na educação infantil, avaliando as conseqüências, a influencia dos saberes profissionais e os saberes da experiência podem gerar.
Tardif et al., Tardif e Raymond destacam os saberes docentes como: saberes profissionais, saberes das disciplinas, saberes dos currículos e os saberes da experiência, esse último como os saberes que se adquire ao longo de sua trajetória pessoal e profissional e que fundamentam a sua prática pedagógica em sala de aula.
No decorrer da investigação constatei alguns desses saberes no depoimento das professoras, utilizando como referencia autores como: Schön, Nóvoa, Pérez Gómez, Zeichner, Mizukami, Gauthier e Pimenta.
Através dos depoimentos das professoras, verifiquei que os saberes da experiência recebem influencia direta da troca e da parceria entre os profissionais, esses saberes na maioria das vezes, segundo Schön e Pérez Gómez, são o melhor caminho para resolver situações problemáticas que aparecem em suas trajetórias. O conjunto de tudo isso ajudam na convivência profissional tanto na escola quanto em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Ao final dessa pesquisa pude constatar que os saberes mobilizados na prática cotidiana das professoras são a soma de todos os saberes que se apóiam com firmeza no saber oriundo da experiência, assim elas ativam toda a sua percepção compreendendo a razão das atitudes e do comportamento da criança pequena.
Até mesmo em suas ações pedagógicas existe um constante diálogo com os saberes da experiência e assim a medida que se deparam com situações problemática, conseguem sair delas da melhor maneira possível.
Quanto as suas concepções teóricas verifiquei que as duas professoras não tem uma única concepção que orientam sua prática, justificando que isto é impossível, visto que, trabalhar com a criança pequena é estar em constante mudança e evolução, então, encontrei uma concepção de teorias e práticas que elas foram construindo ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais.
Com relação aos diferentes problemas encontrados, tanto na rede particular quanto na rede pública, conclui que ambas tem suas dificuldades, mas quando o profissional busca empenhar-se de forma integral e consciente, tudo pode ser superado, inclusive os obstáculos posto pela falta de recursos sócio-econômicos, no caso da professora da rede pública.
Instituição de fomento: UEMS/MS Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Professor reflexivo; Saberes da docência; Prática pedagógica na educação infantil.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004