IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
DE PIGNATARI A LEMINSKI - VERTENTES DE UMA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Sérgio Nunes de Jesus 1   (autor)   sergio@unescnet.br
1. Depto. de Letras, União das Escolas Superiores de Cacoal - RO
INTRODUÇÃO:
Acredita-se que com a mudança ocorrida no Brasil, no início do século XX, conseqüência da Revolução Industrial, foi necessária a transformação na arte poética que naquele momento, competia com as máquinas e os meios de comunicação. Dentre a nova concepção de poesia, destaca-se o Concretismo em Décio Pignatari e Paulo Leminski. Com isso, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar a poesia concreta/engajada/marginal de Pignatari e Leminski, compreendendo sua importância na Literatura Contemporânea.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido por temas que abordassem o tema e seus subitens, no horário da disciplina Teoria Literária IV. As atividades foram desenvolvidas por meio da leitura de textos e análise dos livros: Poesia, pois é, poesia (Décio Pignatari) e Melhores poemas de Paulo Leminski, que serviram como alicerce para a análise semiótica, enfatizaram sua ideologia sobre os aspectos sociais, culturais e políticos do Brasil na época da vanguarda, facilitando então, a compreensão dos elementos da poesia concreta de Pignatari e Leminski.
RESULTADOS:
Constatou-se com base nas pesquisas bibliográficas, que Décio Pignatari utiliza a linguagem publicitária, por meio de uma nova ortografia, de modo a vincular sua poesia à nova tecnologia, principalmente aos meios de comunicação. O poeta valorizava o ícone, de forma a romper com o poema tradicional. Comprovou-se que ele faz uma mistura de técnicas, de forma que suas obras apresentam o lúdico como intertextualidade. Outrossim, Paulo Leminski, tem como traço marcante o prazer pela polêmica, mas de uma forma mais pessoal, era crítico a si mesmo. Leminski apresenta evidente ressonância do Concretismo e um comportamento barroco. Ele trabalha o poema enquanto “mancha-gráfica”, a atenção que dispensa a palavra enquanto elemento significante.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista que a produção artística passou por uma forte mudança no início do século XX, percebe-se que, o homem também modificou seu pensamento, buscando romper com a tradição. Reconhece-se que, ambos os autores aqui estudados, têm muita importância na Literatura Contemporânea, pois suas poesias caminharam para a geração de outras novas poesias, que buscam a inovação, a crítica social-política-cultural. Podem-se identificar os elementos gráfico-visuais em ambas as poesias dos autores, uma vez que foi o modo encontrado para o acompanhamento da constante mutação do mundo.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Poesia marginal; Literatura contemporânea; Inovação social-política e cultura.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004