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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O PAPEL DA JORNADA CIENTÍFICA COMO ATIVIDADE INTEGRADORA DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Rita de Cássia Pereira Borges 1   (autor)   maribor@unemat.br
Marcilene Cristina Gomes Maluf 1   (autor)   gomes maluf@hotmail.com
1. Escola Agrotécnica Federal de Cáceres(MT)- EAFC
INTRODUÇÃO:
Este trabalho analisa o papel da Jornada Científica como atividade integradora de diferentes áreas do conhecimento e como esta atividade é refletida nos trabalhos dos alunos do Ensino Médio e Técnico da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, MT. A Jornada Científica é uma reformulação das Feiras de Ciências realizada pela escola e no segundo ano de sua realização teve como tema >i<Água: Fonte de Vida>/i<. Todo o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos foi efetuado sob a orientação e coordenação dos professores, os quais tem como pressuposto básico que os alunos apreendem os conteúdos escolares por um processo de construção pessoal. Portanto, a atividade de aprender é entendida como a ação daquele que aprende, assim as atividades didáticas têm a função de construir um contexto para que a atividade mental dos alunos ocorra na ação. Desta forma, acreditamos que a pesquisa é um espaço de integração de disciplinas, que construa não somente um conhecimento propedêutico, mas que seja um espaço de metacognição, num contexto real, quer nos aspectos matemáticos, científico–tecnológicos e humanos. Para a construção desse contexto fomentador do aprender é que se propôs a Jornada Científica, com o objetivo de iniciar os estudantes na pesquisa, transformando-os em agentes ativos para a busca, sistematização e integração de conhecimentos, que a pesquisa seja constituinte do processo de ensino e aprendizagem, quer como formação, quer como aspecto metodológico.
METODOLOGIA:
Para analisarmos o resultado da Jornada Científica tomamos como dado os artigos publicados no Anais. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo de 2003, foi dividido em 4 etapas: a escolha e elaboração do projeto de pesquisa; sua execução; a elaboração do resumo e apresentação para a seleção dos trabalhos a serem apresentados na jornada e por último a confecção dos artigos que compõem os anais. As pesquisas foram realizadas por 227 alunos, divididos em 46 grupos de trabalhos, com no máximo cinco alunos, sendo que dentre estes, 17 grupos de trabalhos foram selecionados para jornada e compõe a nossa amostra, divididos nas seguintes áreas de formação: sete trabalhos de alunos que cursam o Ensino Médio, nove trabalhos de alunos que cursam o Ensino Médio e Técnico, concomitantemente e, por um trabalho de alunos que cursam o Ensino Técnico. Estes trabalhos foram categorizados em função de três grandes temas, social, ambiental e na área técnica, buscando em cada um deles quais suas interfaces com diferentes áreas do conhecimento, verificando a existência de uma correlação entre a formação do estudante e o tratamento dado à problemática.
RESULTADOS:
A amostra analisada nos aponta que dos 17 trabalhos, oito estão inseridos na questão ambiental, seis na área de produção e melhoria técnica e três envolvendo a questão social. Dos trabalhos envolvendo a questão ambiental, quatro são trabalhos de alunos do Ensino Médio e Técnico, todos abrangendo interfaces com diferentes áreas do conhecimento, quatro são dos alunos do Ensino Médio, porém somente dois conseguem efetuar correlações. Dos trabalhos envolvendo produção e melhoria técnica, cinco são de alunos do Ensino Médio e Técnico, sendo que um não faz correlação com as diferentes áreas do conhecimento e os demais o fazem e um trabalho é de alunos que cursam somente o Ensino Técnico e que não apresenta nenhuma interface. Somente três trabalhos enfocam a questão social e estes são dos alunos do Ensino Médio, que não conseguem fazer correlação com outras áreas do conhecimento. Assim, dos 17 trabalhos analisados, aproximadamente, 59% conseguem efetuar inter-relações com outras áreas do conhecimento. Ao que parece, esse resultado encontra-se longe do desejável, mas se olharmos para os trabalhos dos alunos, que cursam o Ensino Médio e Técnico concomitantemente, veremos que a integração com as outras áreas do conhecimento foi de, aproximadamente, 89%.
CONCLUSÕES:
Com a opção de uma temática como a água e por ser na sua maioria alunos que cursam as áreas técnicas da instituição, esperávamos que ocorresse uma vertente de projetos para a área de produção e melhoria técnica e que as disciplinas que compõem o Ensino Médio seriam aparatos para o desenvolvimento de seus projetos. Na verdade, o que notamos é que os alunos que fazem parte somente do Ensino Médio executam projetos envolvendo questões sociais e ambientais onde as disciplinas de sua área de formação não são diretamente responsáveis pela sua elaboração, enquanto que os alunos que cursam o Ensino Médio e Técnico, conseguem em seus projetos de pesquisa uma diversidade de conceitos que integram diferentes áreas do conhecimento, possibilitando assim uma discussão mais completa. Essas considerações podem, também nos permitir dizer que neste caso, a formação do futuro técnico se dá de uma maneira mais integral, já que os estudantes têm elementos de diferentes áreas do conhecimento para perceber e relacionar, e tem também a oportunidade de refletir sobre essas relações, o que permite que o conhecimento estabeleça ligações com a experiência de vida dos alunos permitindo que o conteúdo passe a ter significado e conseqüentemente ultrapasse o nível da informação para o da compreensão. Pode o estudante chegar até a teorizar a respeito dos elementos que estão envolvidos no conhecimento.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Jornada Científica; Formação Profissional; Integração de Disciplinas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004