IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DIETAS NO DESENVOLVIMENTO OVARIANO DE Phaenicia cuprina (WIEDEMANN, 1830)( (DIPTERA: CALLIPHORIDAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO.
Ellen Gonçalves de Campos 1   (autor)   egcbio82@pop.com.br
Vanderleia Cristina de Oliveira 1   (orientador)   vcris@ioc.fiocruz.br
José Mario d'Almeida 2   (co-orientador)   dalmeida@ioc.fiocruz.br
1. Depto de Biologia, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
2. Depto de Biologia, Universidade Federal Fluminense - UFF
INTRODUÇÃO:
O tipo de alimento ingerido pelos dípteros influência no número de ovaríolos e na duração da oogênese, possibilitando um maior ou menor número de ciclos gonadotróficos durante a vida e consequentemente refletindo na capacidade de adaptação aos ambientes. Para estudos biológicos em laboratório, é importante conhecer a composição das dietas e a influência destas na biologia das larvas e adultos dos dípteros muscóides (Schimidt & Harris, 1989). Phaenicia cuprina objeto do presente estudo, além de ser um vetor em potencial de patógenos, é considerada, por diversos autores, como causadora de miíases secundarias (Lima & Moya-Borja, 1997). Em vista da relevância destes estudos, resolveu-se efetuar o presente trabalho, que teve como objetivo avaliar a eficiência de diferentes dietas, ricas em proteínas, na duração do primeiro ciclo gonadotrófico de P. cuprina em condições de laboratório.
METODOLOGIA:
Os imagos recém-emergidos foram obtidos a partir de colônias pertencentes a 3a geração, mantidas em laboratório e divididos em quatro grupos de 150 fêmeas e 150 machos que foram alocados em gaiolas (30x30x30cm) revestidas lateralmente com tela de naylon, contendo as seguintes dietas: a)leite em pó + sacarose (1/1); b)levedo de cerveja + sacarose (1/1); c)albumina + sacarose (1/1);d)fígado bovino crú + sacarose. As dietas eram oferecidas diariamente e todos os grupos receberam água ad libitum. Diariamente eram retiradas cinco fêmeas de cada gaiola e mantidas em freezer até a dissecação. Após a dissecação das fêmeas os ovários eram retirados com auxílio de pinça e microscópio estereoscópio, colocados sobre lâmina e corados com solução de carmim acético de Semichon, em seguida observados ao microscópio para a identificação dos estágios de desenvolvimento ovariano, usando-se a classificação de Avancini & Prado (1986). Esses autores dividem o ciclo em dez fases, a primeira eqüivale ao germário e a última ao ovo maduro.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos neste trabalho, baseiam-se em observações realizadas em condições ambientais não controladas, entretanto para evitar estas variações, os experimentos foram realizados simultaneamente e todas as fêmeas submetidas as mesmas condições. Na dieta de sacarose pura, os ovaríolos não ultrapassaram a fase pré-vitelogênica (fase III), o que caracterizou P. cuprina como anautógena, isto é, necessita de proteína para prosseguir a deposição de vitelo. A fase pré-vitelogênica é caracteriza pela ausência de deposição de vitelo. No grupo alimentado com fígado bovino crú + sacarose, a deposição de vitelo (fase IV) começou às 24 horas após a emergência e todas as fêmeas apresentavam ovos maduros às 96 horas. Nas fêmeas alimentadas com levedo + sacarose, a deposição de vitelo iniciou com 144 horas e às 816 horas todas apresentavam ovos maduros. Com as demais dietas, o vitelo começou a ser depositado às 120 horas para albumina + sacarose e 144 horas para leite em pó + sacarose, sendo que nestas dietas os ovaríolos desenvolveram-se até o estágio VI.
CONCLUSÕES:
O ciclo ovariano mais curto foi observado no grupo de moscas alimentado com fígado. O levedo de cerveja tem sido utilizado com freqüência em criações de moscas de frutas. Entretanto, o ciclo gonadotrófico observado em P. cuprina foi muito longo nesta dieta, apesar de ser um alimento rico em proteínas, com dezesseis aminoácidos e dezessete vitaminas do complexo B. No presente estudo o desempenho de P. cuprina não foi muito bom nas demais dietas, sendo assim necessário realizar variados ensaios usando concentrações diferentes de cada dieta.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Dípteros Muscóides; Desenvolvimento Ovariano; Dietas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004