IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CAMINHOS DO MOINHO: CARACTERÍSTICAS ECOSSISTÊMICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CAMINHADAS INTERPRETATIVAS
Rafael Azzoni 1   (autor)   azzoni@click21.com.br
João Luiz Höeffel 2   (orientador)   joaoluiz@saofrancisco.edu.br
Almerinda Antonia Barbosa Fadini 3   (co-orientador)   almerindafadini@Hotmail.com.br
1. Graduando do Curso de Ciências Biológicas, Universidade São Francisco - USF
2. Prof. Dr. e Pesquisador, Universidade São Francisco - USF
3. Profa. Ms. e Pesquisadora, Universidade São Francisco - USF
INTRODUÇÃO:
Os estudos desenvolvidos foram centrados no Bairro do Moinho, localizado na Sub-bacia do Ribeirão do Moinho – Nazaré Paulista/SP. O Bairro do Moinho está localizado nas Áreas de Proteção Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Juqueri-Mirim e do Sistema Cantareira.
Esta área foi escolhida em função de suas características ambientais e sócio-culturais, e mesmo com as alterações que vem ocorrendo na Região Bragantina, alguns elementos originais ainda estão preservados, dentre eles, a presença de espécies nativas de Mata Atlântica.
Nesta área também vem sendo implantadas caminhadas interpretativas, as quais necessitam de um maior aprofundamento nas questões relacionadas a identificação de plantas e animais.
Deste modo esta pesquisa visa a caracterização dos aspectos bióticos (fauna e flora) desta área de estudo e a identificação dos diversos usos da flora medicinal pela população local. Estes dados serão utilizados em programas de Educação Ambiental, que utilizam as caminhadas interpretativas como instrumento de aprendizado e valorização ambiental.
Espera-se que por meio da coleta e da identificação da flora e da fauna haja uma maior interação dos participantes na caminhada e um entendimento dos ecossistemas locais; busca-se também, a adoção de atitudes sustentáveis que promovam a sua conservação.
METODOLOGIA:
A aquisição do material botânico, ocorreu através de pesquisa de campo. As coletas, que utilizaram trabalhos com metodologias desenvolvidas por autores da área de botânica, ocorreram numa faixa determinada de mata com margens de 2 (dois) metros de largura em cada um dos lados do caminho principal, sendo possível deste modo, coletar os espécimes arbóreos, arbustivos, daninhos e medicinais, ao longo do percurso da caminhada.
O material coletado foi cortado, com o auxílio de tesoura de alto-poda, em tamanho proporcional à prensa de madeira recebendo o número correspondente à espécie selecionada e acondicionado em sacos plásticos grandes para facilitar o transporte. Ao final de cada jornada de trabalho, todo o material foi prensado pelo método usual, utilizando prensas de madeira, cordões, jornais, papelões e colocadas em estufa de secagem a 50°C por aproximadamente 72 horas ou até perfeita secagem.
A determinação dos taxons foi feita com o auxílio de literatura especializada e complementado com entrevistas realizadas junto a população local, principalmente com relação as plantas medicinais.
Para a identificação da fauna utilizou-se os trabalhos já desenvolvidos, obtidos através de dados secundários (monografias regionais, coleções zoológicas, catálogos faunísticos, etc.), reconhecimento da área de estudo, onde as espécies foram contatadas visualmente e, por meio de entrevistas com a população local.
RESULTADOS:
A partir da coleta, visualização e entrevistas com a população sobre a fauna e flora encontrados no percurso da caminhada interpretativa, foram elaboradas tabelas das angiospermas , contendo 44 espécies de nativas, pertencentes a várias famílias, que apresentam grande importância para o ecossistema, pois é utilizada por várias espécies de animais, tais como macacos, pássaros, bicho preguiça, insetos, aracnídeos, na busca de alimento e habitats para se protegerem.
A lista de Plantas Medicinais , contém 27 espécies utilizadas pela população local, sendo que muitas dessas plantas apresentam princípios ativos que substituem, com êxito, os remédios produzidos pelas indústrias farmacêuticas. A maior parte destas plantas silvestres são consideras pelo ser humano como daninhas, ou seja, que não trazem benefícios.
A lista de Plantas silvestres, contém 34 espécies de extrema importância para o ecossistema pois são consideradas espécies pioneiras no processo de formação de florestas, já que são as primeiras a aparecerem em solos sem vegetação e, assim, possibilitam o surgimento de outras plantas.
A tabela de Passeriformes, contém 18 espécies representando a avifauna característica da vegetação florestal primitiva que vem apresentando um empobrecimento, em função da natureza secundária da mata e da perturbação provocada pelas atividades humanas.
CONCLUSÕES:
De um modo geral a paisagem existente no bairro do Moinho encontra-se bastante alterada em função do processo de ocupação dessa região. A listagem das espécies é um levantamento preliminar de árvores, arbustos, ervas e pássaros ocorrentes na mata em torno da caminhada. Por ser um levantamento preliminar o número de espécies relacionadas pode ser considerado alto, se comparado ao pequeno trecho de mata pesquisada, já que em torno da caminhada a área está sobre a ação rápida do processo de ocupação humana, com a implantação de reflorestamento com eucalipto e a construção de casas de fim-de-semana. Estas atividades vêm descaracterizando completamente a reserva de cobertura vegetal da região dos mananciais do Sistema Cantareira, levando ao empobrecimento da fauna e da flora. Estes dados sugerem que a área de estudo contém remanescentes de espécies da Mata Atlântica sendo refúgio para populações silvestres de plantas e animais.
Espera-se com a continuidade deste trabalho consolidar e enriquecer a Caminhada Interpretativa que vem sendo desenvolvida no Bairro do Moinho na expectativa de que esta atividade possa ser utilizada em outras áreas como um elemento de educação e sensibilização ambiental. Os dados de identificação de fauna e flora poderão também contribuir para programas de planejamento e recomposição ambiental em áreas importantes para manutenção do ecossistema de Mata Atlântica.
Instituição de fomento: PROBAIC - USF
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação Ambiental; Caminhada Interpretativa; Área de Proteção Ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004