IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 4. Literaturas Modernas
A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA DA MULHER NO ROMANCE O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS
Leandro Moura dos Santos 1   (autor)   lemosletras@ig.com.br
Carlos Francisco de Morais 1   (orientador)   carfranmo@hotmail.com.br
1. Centro de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação, Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL
INTRODUÇÃO:
A figura feminina sempre teve um aspecto fundamental nas literaturas de língua portuguesa, desde as suas origens nas cantigas trovadorescas do século XII, passando por Luís de Camões no período das expansões marítimas até o Romantismo no século XIX e posteriormente no Realismo, período literário ao qual se atém essa pesquisa, que tem como objetivo analisar a ótica de Eça de Queirós, um dos maiores romancistas do século XIX, acerca da representação do feminino na sociedade portuguesa oitocentista. Por meio da personagem Luísa, foco do enredo, é que vamos desvendando essa visão e compreendendo a relevância de se fazer esse estudo, que pode iluminar nossa compreensão a respeito do papel da mulher na sociedade daquele tempo e na atual, o que tem sido objeto da expansão do campo de atuação dos estudiosos da representação do feminino na arte ocidental, como revela toda uma vasta bibliografia publicada desde meados dos anos 1970.
METODOLOGIA:
Foi aplicado o método de leitura reflexiva e seletiva do romance, segundo ANDRADE (1999), bem como de obras de apoio, formando assim, a base teórica do trabalho para o levantamento dos elementos fundamentais na representação da mulher burguesa do final do século XIX personificada em Luísa. Inicialmente, foi pesquisada a descrição da personagem em seus traços físicos e psicológicos; em seguida, intentou-se a articulação entre esses dados e o papel social desempenhado por Luísa no retrato do Portugal oitocentista delineado por Eça seguindo os ditames do Realismo tal qual sua obra, de maneira geral, permite sistematizar.
O Professor Dr. Carlos Francisco de Morais foi figura de significativa relevância na orientação dessa pesquisa, indicando os caminhos a serem percorridos e apresentando referências bibliográficas para se chegar à conclusão do presente trabalho.
RESULTADOS:
Ao final da coleta dos dados pode-se organizar os resultados finais dos quais obteve-se as seguintes características da personagem: fragilidade física e psicológica, tendências eróticas fantasiosas, conflito interior entre sentimentalismo e fidelidade conjugal, tendências autodestrutivas, escapismo; todas elas refletindo a influência dos moldes românticos que a constituem internamente e a tornam alvo da crítica realista do narrador.
CONCLUSÕES:
Analisando essa obra de Eça de Queirós, podemos entender melhor a proposta do realismo e o porque do ataque ao Romantismo e a critica à condição da mulher. Pois somente no final do século XVIII que elas viriam a ter direito à educação por meio da leitura. Essa nova fase na vida feminina se dá justamente em conjunto com ascensão burguesa, porém, as mulheres, em sua grande maioria, estão alheias aos momentos decisivos que vão dando os novos rumos para a sociedade. Dessa forma, com o papel social a elas destinado, vão se entregando à ociosidade e se perdendo em meio à vedete literária de seu período, o romantismo, que tem por lema a fuga da realidade.
Por meio dessas afirmações é que chegamos ao consenso da importância que essa obra recebeu ao longo dos mais de cem anos após a sua publicação. O primo Basílio nos retrata fielmente aquele período, sobretudo, ao que se refere à educação e à vida destinada às mulheres de seu século, que só recebem direito ao voto, à guisa de exemplo, em meados do século XX e que reclamam seu direito de igualdade, juntamente com as classes menos favorecidas, ainda no século XXI. Para entendermos um pouco mais também a história dessas lutas e reivindicações, a obra de Eça de Queirós se faz cada vez mais sine qua non, para nós e para as gerações futuras que esperamos dar continuidade ao processo de harmonização à sociedade humana, para construir um novo tempo edificado sobre fortes bases.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Representação; Realismo; Feminino.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004