IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 4. Sociolingüística
A TOPICALIZAÇÃO DO SUJEITO E A CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA DE UNIVERSITÁRIOS
Hélia Pinheiro Silva 1   (autor)   helia.light@bol.com.br
Maria Denilda Moura 2   (orientador)   denilda@fapeal.br
1. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPq
2. Profa. Dra. do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - UFAL
INTRODUÇÃO:
Diversos trabalhos lingüísticos têm mostrado que a idéia de língua estática e homogênea só existe na Gramática Normativa que defende que um “bom falante” e/ou “usuário” de uma língua é aquele que domina e utiliza todas as regras por ela prescritas. Dessa forma, acaba privilegiando apenas uma modalidade da língua: a escrita.Partindo de tais considerações, desenvolvemos um trabalho intitulado: “A topicalização do sujeito e a concordância verbal na fala de universitários”, visando comprovar ou não a(s) ocorrência(s) do(s) fenômeno(s), já que se supunha, pelo menos de início, que por se tratar de universitários, tais variações não estivessem presentes na fala desses informantes, pois se tratam de variações que infringem as normas ditadas pela Gramática Normativa. Este trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão dos fenômenos estudados, bem como mostrar a(s) variação(ões) que está(ão) ocorrendo na estrutura sintática do português brasileiro, sobretudo o falado.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada baseia-se no modelo laboviano de análise quantitativa, conhecido como Teoria Variacionista e objetiva analisar os resultados, quantitativa e qualitativamente. Para isso, adotamos os seguintes procedimentos: revisamos e ampliamos as referências bibliográficas pertinentes ao trabalho desenvolvido, selecionamos o corpus, com base nas leituras realizadas, fizemos fichamentos e resumos a fim de subsidiar a análise dos dados; posteriormente selecionamos os dados e por fim os organizamos e analisamos.
RESULTADOS:
Coletamos um total de 64 sentenças para serem analisadas. Dessas sentenças, 38 correspondem a sentenças com sujeitos topicalizados, todas apresentando pronome co-referente, sendo que 16 se apresentam na oração principal (pronome cópia, segundo Pontes, 1987): (1)Charles Pierce ele nunca conseguiu nenhum emprego lá nos Estados Unidos.... Note que o pronome apareceu logo após o termo que seria o sujeito da oração. Esse tipo de construção acaba provocando uma “duplicação do sujeito”- o pronome passa a ser o sujeito, e o primeiro termo, o tópico. Nas demais sentenças, os pronomes se manifestaram em orações subordinadas e coordenadas: (2) Uma peça por mais vulgar que ela seja quando  é produzida ela é arte, (3) A massa não é o fator primeiro, ela vai ser o secundário. Em relação aos elementos topicalizados com funções diferentes do sujeito, tivemos um total de 26 ocorrências, das quais somente 4 apresentaram pronome co-referente: (4) A cultura de massa, as pessoas gostam dela. As demais sentenças ou apresentaram um elemento vazio (Ø) no lugar do termo deslocado ou apresentaram a repetição lexicalizada do elemento topicalizado: (5) Nesse consenso aí, o professor ficou telepático Ø..., (6) O Adorno, a grande vantagem do Adorno é a seguinte.... Em relação à concordância verbal, foi observado que todas as ocorrências se apresentam tal como prescreve a Gramática Normativa.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados apresentados, fica evidente que é bastante significativa a ocorrência desse fenômeno na fala de universitários, o que só comprova que a variação lingüística é um fenômeno presente em todos os níveis de fala, independentemente do grau de escolaridade. É claro que fatores extralingüísticos como situação econômica, idade, sexo e até grau de escolaridade influenciam o uso de determinadas variações – se estigmatizadas ou não pela sociedade, que é o caso da topicalização, pois se trata de uma variação não estigmatizada, diferentemente da concordância verbal. Os resultados também mostram que a estrutura sintática do português brasileiro apresenta variações, cuja Gramática Normativa não aborda sob nenhum aspecto.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Topicalização; Sujeito; Língua Falada.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004