IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 5. Química Industrial
DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO COMPOTA DIET DE PESSÊGO
SIMONE MARTINS BATISTA 1   (autor)   si.socorro@zipmail.com.br
Áurea do S. Souza Albuquerque 1   (autor)   aurea2323@bol.com.br
Jucyanne Carvalho Vieira 1   (autor)   jujuparaense@bol.com.br
Lílian Paula Prado Gomes 1   (autor)   lilian.prado@zipmail.com.br
Elisa C. A. Neves 1   (orientador)   
1. Depto.de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:
O processamento de compotas é uma alternativa promissora para conservação de produto por propiciar sabor e cor agradável ao alimento. O objetivo deste trabalho é a elaboração de compota diet de pêssego visando atingir um mercado de pessoas com uma alimentação restrita em açúcares.
METODOLOGIA:
Foram feitos controles dos brix iniciais da fruta e da frutose e posteriormente do xarope e do produto final. Submeteu-se o produto dietético elaborado à análise sensorial.Para o descascamento dos pêssegos usamos um processo conhecido como lixiviação. Por fim foram realizados no laboratório de engenharia química as análises físico-químicas e microbiológicas.
RESULTADOS:
Os valores iniciais de brix para a fruta “in natura” foi de 5,8º brix e para frutose industrializada foi de 98º brix, sendo assim o produto elaborado pode ser classificado dentro do esperado para compotas.Observou-se que o processo de descascamento denominado lixiviação teve uma perda muito inferior que o processo manual e mecânico, sendo um processo prático, rápido e que ocasionou uma boa aparência à fruta. O resultado da análise sensorial através do teste de aceitabilidade proporcional foi de 99,9%. Uma aceitabilidade muito boa para o produto elaborado.
CONCLUSÕES:
Através dos resultados obtidos verificou-se que é viável tecnologicamente a utilização do pêssego na elaboração de compotas diet. O resultado das análises microbiológicas deste produto atestou a sanidade dos produtos analisados. Não houve alteração nas embalagens, nem modificações físicas, químicas e organolépticas, mostrando boa conservação do produto.
Palavras-chave:  Pêssego diet; Lixiviação; Análise sensorial.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004