IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA DO SOLO, PELO ENSAIO REGULAR DE PROCTOR OU ENSAIO DE COMPACTAÇÃO.
Carlos Alberto Gonçalves dos Santos 1   (autor)   cags@ufpa.br
Charles Cristiano de Assis Lima 1   (autor)   
1. Depto. de Recursos Materiais, Universidade Federal do Pará.
INTRODUÇÃO:
A Mecânica dos Solos é a ciência técnica que tem por finalidade o estudo do comportamento quantitativo dos solos, com aplicação nas obras de Engenharia Civil. O solo é constituído de elementos pertencentes a 3 fases físicas: sólida, água e ar. Material heterogêneo e que se pode afirmar serem os solos diferentes, originando assim o reconhecimento de que a Mecânica dos Solos, é uma ciência cujos dados são obtidos experimentalmente. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o modo pelo qual se determina a correlação entre o Teor de Umidade do Solo e sua Massa Específica Aparente. Foi efetuado através de ensaio normal de Proctor ou Ensaio de Compactação dos Solos. É empregada nas obras de Engenharia Civil, como: Barragens de Terra, Estradas, Aeroportos, Muros de Arrimo e Aterros em Geral.
METODOLOGIA:
O estudo foi efetuado em laboratório de solos, em uma amostra, com equipamentos para o ensaio de compactação. As atividades desenvolvidas constam de levantamento de dados, apresentados em gráficos, tabelas e formulários. Serviram como fonte a Norma Brasileira (NBR-6457/86) e o Método Brasileiro (NB-33), editados pela ABNT. O ensaio consiste em tornar o solo com um teor de umidade relativamente baixo e compactá-lo no cilindro. Pesa-se o corpo de prova compactado e determina-se, de uma porção de amostra, a sua UMIDADE. Pode-se assim calcular o peso específico aparente seco da amostra compactada, tendo-se então um par de valores (h1, γ o1). Acrescenta-se uma certa quantidade de água ao solo original, repetindo-se o ensaio com a nova umidade do solo. Tem-se então (h2, γ o2) e assim por diante até observar-se uma diminuição de peso da amostra compacta. Geralmente são procedidos 5 ensaios em 5 umidades diferentes.
RESULTADOS:
O resultado desta pesquisa é normalmente apresentado em gráficos, onde em abcissa tem-se as umidades e em ordenadas o peso específico aparente seco. Para o traçado da curva é conveniente a determinação de uns 5 pontos, procurando-se fazer com que 2 deles se encontre no ramo da esquerda da curva, 1 próximo a umidade ótima e outros 2 no ramo da direita da curva. Obtém-se uma Energia de Compactação por umidade de volume (E), de aproximadamente 5,6 kg/cm3. O teor de umidade (h) é calculado em percentagem (%), após a determinação dos valores do peso do solo úmido (Ph) e do peso do solo seco (Ps). A massa específica aparente do solo úmido (Mh), em kg/cm3 é determinada mediante o volume do solo compactado (V) em cm3, e por fim calcula-se a massa específica aparente do solo seco (Ms) em kg/cm3, cujos resultados são obtidos para 5 ensaios, cujos dados determinam uma curva, denominada Curva de Compactação.
CONCLUSÕES:
Baseado no que foi visto nesta pesquisa, concluiu-se que a curva atinge um máximo, cujas coordenadas são denominadas de umidade ótima (Ho) e o peso específico seco (γo)max. Observando-se a correlação entre o Teor de Umidade do Solo e sua Massa Específica Aparente. É óbvio que um solo quando compactado com uma certa energia padrão alcança um estado de densidade máxima para uma umidade particular denominada UMIDADE ÓTIMA, que proporciona Massa Específica Máxima.
Palavras-chave:  INVESTIGAÇÃO; COMPACTADA; UMIDADE ÓTIMA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004