IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CRIANÇAS EM UMA SEQÜÊNCIA DE ATIVIDADES DE ELETRICIDADE
Aliana Paula dos R. Maciel 3   (colaborador)   marisaw@feg.unesp.br
Marisa A. Whitaker 1   (autor)   marisaw@feg.unesp.br
Raquel A. Abrahão e Costa 3   (colaborador)   marisaw@feg.unesp.br
Dulce C. A. Whitaker 2   (colaborador)   marisaw@feg.unesp.br
Tania C. A. Macedo de Azevedo 1   (colaborador)   tmacedo@feg.unesp.br
Anderson Girolimeto 3   (colaborador)   marisaw@feg.unesp.br
1. Departamento de Física e Química. Faculdade de Engenharia, UNESP, Campus Guaratinguetá
2. Pesquisadora do CNPq . Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
3. Bolsistas de Extensão PROEX
INTRODUÇÃO:
Este trabalho relata os resultados obtidos através de um experimento realizado com crianças na faixa etária 6 a 7 anos. O trabalho é parte de um projeto que desenvolvemos em uma pré-escola, o CCI da UNESP de Guaratinguetá, e em uma escola pública de ensino fundamental, a E.E. Prof. R. Lacaz. Registramos e analisamos a construção do conhecimento das crianças quando colocadas em situação lúdica frente a atividades de Física produzidas em forma de brincadeira. Dentre as várias atividades por nós desenvolvidas, escolhemos apresentar aqui um experimento de eletricidade que envolveu um conjunto de "brincadeiras" com circuitos elétricos, aplicadas em seqüência compreensiva, tal como exposto abaixo.
METODOLOGIA:
Essas atividades foram desenvolvidas em duas escolas públicas com cerca de 100 crianças entre 6 e 7 anos, em situação de controle com registro das reações das crianças. Para tal, montamos um circuito simples em pequena placa de madeira com pilhas e fios para fazer as ligações de mini lâmpadas. As crianças brincaram, manipulando efetivamente os circuitos na seguinte seqüência: 1) Pedimos a elas que acendessem uma lâmpada; 2) Sugerimos a seguir que acendessem duas lâmpadas; 3) Fizemos as crianças representarem brincando, a ligação em paralelo, dando-se as mãos, em seguida pedimos a elas que ligassem duas lâmpadas em paralelo; 4) Oferecemos a seguir materiais distintos - condutores e isolantes para que verificassem com quais acenderiam as lâmpadas; 5) Na última atividade levamos casinhas de brinquedo construídas por nós com acrílico transparente, de modo a permitir que as crianças pudessem visualizar as ligações. A casinha foi toda enfeitada para torná-la ainda mais atrativa e com dois andares permitia os dois tipos de ligação (série e paralelo).
RESULTADOS:
Os resultados indicam que as crianças pequenas se mostram a vontade para explicar fenômenos complexos, desde que manipulem a situação. As crianças foram capazes de explicar a partir das atividades por elas realizadas e com suas próprias palavras, de forma intuitiva o comportamento dos materiais com relação à corrente elétrica e perceberam as diferenças complexas entre ligação em série e paralelo.
CONCLUSÕES:
Ao brincar com as casinhas (uma para cada quatro crianças, reunidas à volta de mesinhas) as crianças puderam entre outros conceitos brincando, observar e compreender a diferença entre ligação em série e paralelo que puderam apreender simultaneamente. A experiência sugere que a casinha transparente possibilitou a formação de um complexo esquema de assimilação para futuras aprendizagens
Instituição de fomento: FUNDUNESP/ PROEX
Palavras-chave:  eletricidade; esquema de assimilação; estágio pré-operatório.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004