IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
Brasil: de mestiço a plurirracial
Regimeire Oliveira Maciel 1   (autor)   meiresoleil@bol.com.br
Ana Caroline Pires Miranda 1   (autor)   acpmiranda@bol.com.br
Dayana dos Santos Delmiro 1   (autor)   dayana_delmiro@yahoo.com.br
Carlos Benedito Rodrigues da Silva 1   (orientador)   Prof. Dr. / carlosbene@terra.com.br
1. Depto. de Sociologia e Antropologia
INTRODUÇÃO:
Na sociedade brasileira, desenvolveu-se, a partir da segunda metade do século XIX, a noção de "identidade nacional", sustentada na ideologia da mestiçagem, quer na ordem biológica, quer na ordem cultural. Entretanto, embora se proclame que a população brasileira é totalmente mestiça, a discriminação racial persiste, uma vez que existem evidências de que a raça (ou a cor da pele) está fortemente relacionada a todos os indicadores de mobilidade e bem-estar social. Partindo dessas constatações e nos remetendo as discussões sobre as ações afirmativas, essa pesquisa buscou mostrar como essa ideologia inviabiliza as reivindicações da população negra no Brasil.
METODOLOGIA:
Utilizamos como referência idéias desenvolvidas por intelectuais que discutem questões relacionadas a etnicidade e a identidade nacional, tais como Guimarães (2002), Munanga (1996), Moura (1988), Gonzáles e Hosenbalg (1983) e Fry (1983).
RESULTADOS:
Embora o mito da democracia racial esteja sendo solapado, a ideologia da mestiçagem ainda permanece com muita força no imaginário social brasileiro, o que leva o enfraquecimento do poder de reivindicações do movimento negro, que enfrenta dificuldades no próprio contexto da população negra, que resiste em assumir a identidade racial desqualificada pelo racismo. Consequentemente esse quadro repercute na resistência dos setores dominantes à implementação de políticas de ações afirmativas que visam o combate às desigualdades sócio-raciais.
CONCLUSÕES:
Concluimos ao longo das análises, que a ideologia da mestiçagem impõe um branqueamento gradual da população brasileira, desqualificando fisica e socialmente o negro, minimizando sua importância no processo de construção do país.
Palavras-chave:  identidade; mestiçagem; discriminação racial.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004