IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
HISTÓRIA POLÍTICA DE RONDONÓPOLIS
Rosimeire Teles de Oliveira 1   (autor)   jocatha@terra.com.br
1. Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O sistema político rondonopolitano se caracteriza, em sua maior parte, como um desdobramento da política nacional e vem se alicerçando, com o decorrer do tempo, através do personalismo, patrirmonialismo, oportunismo, troca de favores, no “cabide de emprego,” filiação político – partidária oportunista, corrupção eleitoral, indo pois, desde a venda de votos até o suborno de representantes políticos para praticarem atos escusos. Identificamos essas práticas do sistema político rondonopolitano como sendo as que mais influenciam a sociedade local. Objetivamos então, produzir um trabalho sobre o sistema político que tenha alguma relevância e que auxilie a comunidade rondonopolitana na reflexão sobre suas práticas políticas. A importância desta pesquisa se dá pela necessidade de esclarecermos um pouco mais a história política de Rondonópolis, uma vez que o crescimento acelerado do município deixa entrever, no plano político, ações duvidosas por parte do Poder Público e de representantes políticos locais e regional , tornando – se imperioso explicitar parcialmente as formas de corrupção do sistema político não apenas como um sistema em si mesmo. Busca-se também, explicar a resistência a isso . Este trabalho se constitui, salvo engano da pesquisadora, como uma pesquisa inédita, o que poderá contribuir para novas pesquisas, no sentido de se reconstruir a história de Rondonópolis, bem como para se obter uma compreensão melhorada da mesma, e na forma de um sistema político com variadas corrupções, mas também com resistências.
METODOLOGIA:
Constituiu suas fontes a pesquisa bibliográfica, artigos de jornal e de revistas, entrevistas e questionários, estes últimos aplicados a antigos moradores da cidade e a pesrsonalidades politicas locais.
RESULTADOS:
Discutimos muito brevemente a visão do poder político segundo alguns autores clássicos, progressistas e de Esquerda caracterizando a política como uma das formas de exercício do poder de homens sobre homens e no sentido da melhoria social. Sucintamente, descrevemos a história político-administrativa de Rondonópolis, apresentando a relação dos prefeitos eleitos e dos respectivos vereadores, desde a primeira legislatura até dezembro de 2000. Descobrimos que essa relação nos fornece apenas uma visão panorâmica do sistema sucessório, invólucro da real história política. O cerne do trabalho, é o sistema político de Rondonópolis e suas evidências: assistencialismo/clientelismo, malversação dos fundos públicos, obreirismo, cabide de empregos, personalismo, suborno, patrimonialismo , troca de favores, oportunismo, incompetência.Após essa demonstração, tentaremos esboçar algumas considerações a respeito. Conseguimos, enfim, mostrar quais foram os condicionantes do sistema político rondonopolitano, considerando-o reflexo e relação de um contexto maior. E, diante disso, arriscamos prever para o curto prazo, quais as tendências e possibilidades para o sistema político local, o qual está apresentando seus primeiros sinais de crise. Conseguimos, vislumbrar possibilidades de superação do sistema, mediante as resistências apresentadas esparsamente e desorganizadamente pela comunidade rondonopolitana.
CONCLUSÕES:
Percebemos, consoante à evidência empírica, que alguns dos aspectos do sistema político de nossa cidade não se apresentam de forma pura e isolada, prevalecendo, em vários casos, imbrincamentos neste sentido, tornando-se difícil uma apreciação única de um mesmo fenômeno. Esclarecer para a comunidade cientificamente estes imbrincamentos, se constitui numa forma de auxiliar na reflexão das práticas políticas locais e, conseqüentemente, na sua possível superação.
Instituição de fomento: CNPq
Palavras-chave:  Organizaçao Social; História; Filosofia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004