IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DE RONDÔNIA NO PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO NO CAMPO DE RONDÔNIA (PROEMCRO)
Edmilson Constantino de Barros 1   (autor)   e.constantino@ig.com.br
Denise de Moura Santos 1   (colaborador)   denilua1@yahoo.com.br
1. Secretaria de Estado de Educação de Rondônia
INTRODUÇÃO:
Ensinar é participar e fazer parte do crescimento do educando no que concerne o seu aprendizado para o futuro e a sua inserção, como cidadão, no ambiente que o cerca e do qual participa ativamente como ator. O Ensino de Geografia de Rondônia, vem, assim, resgatar junto ao educando o conhecimento e o levantamento das potencialidades sejam elas econômicas, populacionais ou físicas e ambientais do Estado. Assim, foi criado em 2003 o Programa de Ensino Médio no Campo de Rondônia (PROEMCRO), pelo Governo do Estado em parceria com municípios interessados, com a intenção de suprir as demandas pelo ensino médio vindas da zona rural, egressas do ensino fundamental. As aulas no PROEMCRO funciona dois dias por semana com horário integral das 8:00 às 15:00 horas, com intervalo para almoço. Localizado na região norte do Brasil, o estado de Rondônia ocupa uma área de 238.512,8 Km² e possui, segundo o censo populacional do IBGE/ 2000, 1.379.787 habitantes dos quais 35%, 495.264 habitantes, estão localizados na zona rural. O município de Cacoal - RO, está situado na região leste do estado, a 475 km da capital, Porto Velho, tem uma população de aproximadamente 73,5 mil habitantes; sendo que destes, 22.170, ou 30,1%, encontram-se na zona rural.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi conduzida principalmente com coletas de dados nas visitas a escola Municipal Cruzeiro do Norte, localizada na Linha 21, a aproximadamente 50 Km da sede municipal, durante as aulas de Geografia de Rondônia. Utilizou-se também estudos feitos através de reportagens de revistas e jornais, principalmente do Diário da Amazônia, quando republicou uma série de reportagens das décadas de 1950 e que nos foi de útil valor. Participaram da pesquisa os próprios alunos, quando responderam questionários; e oralmente, na apresentação de trabalhos relacionados ao próprio estado de Rondônia. O estudo seguinte foi em gabinete, quando todos os dados coletados foram normatizados para a partir daí, verificar-se estatisticamente os resultados obtidos.
RESULTADOS:
Com os dados em mãos, podemos verificar que aproximadamente 50% dos alunos estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos de idade. Todos eram egressos do ensino fundamental a mais de 3 anos. Pudemos constatar também que mais de 90% dos mesmos já haviam desistido de cursar o ensino médio regular por causa da grande distância até a sede municipal.
CONCLUSÕES:
Concluímos a disciplina Geografia de Rondônia constatando que os alunos haviam conseguido alcançar os objetivos propostos para o curso. Da mesma forma, chegamos a conclusão que todos os municípios do estado de Rondônia apresentam um quadro muito parecido com o do município em tela, uma vez que a grande maioria dos municípios rondonienses possuem grande extensão territorial, estando as zonas rurais muito distantes das sedes
Palavras-chave:  Ensino Médio; Geografia de Rondônia; Zona Rural.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004