IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ECOLOGIA DAS ESPÉCIES DE SILURIFORMES Pseudoplatystoma corruscans,Pseudoplatystoma fasciatun e Paulicea luetkeni NA BACIA DO RIO MIRANDA, MUNICÍPIO DE JARDIM- MS
SIMONE PEREIRA MARQUES 1   (autor)   sipemarques@zipmail.com.br / Estágiaria
FÁBIO EDIR DOS SANTOS COSTA 1   (orientador)   fabioescosta@uol.com.br / Prof. Dr.
DANIELI ZUNTINI 1   (colaborador)   danielizuntini@universiabrasil.net.br / Bolsista de IC/PIBC
WAGNER VICENTIN 1   (colaborador)   fusarka@hotmail.com / Bolsista de IC/PIBC
1. Centro de Pesquisas em Biodiversidade - Laboratório de Ictiologia -UEMS
INTRODUÇÃO:
O Pantanal é a maior área úmida situada na Bacia do Rio Paraguai no coração da América do Sul, com aproximadamente 365.000 km2. Um fator quase sempre omitido é a relação das áreas de cabeceiras do Pantanal com a parte de planície. A conversão do habitat em áreas de desenvolvimento de atividades agrícola e pecuária tem eliminado muitas áreas extensas de florestas e tem mudado as características dos rios. Desmatamento, desconstrução de habitats naturais e construção de estradas nas áreas de planalto, têm causado sérios impactos nas cabeceiras de muitos dos rios do Pantanal. A remoção das matas de galeria não causa apenas assoreamento, obstruindo cursos dágua da parte alta do Pantanal, como também aumenta o despejo de nutrientes e poluição. O baixo conhecimento da diversidade aquática do Pantanal e o status de conservação relativo de muitos dos seus cursos dágua justificam a necessidade de um levantamento mais compreensivo e de longo prazo. Os trabalhos ictiológicos apresentam enfoques na sistemática, migrações, estrutura da comunidade, preferência de habitats etc. Várias espécies de peixes, estimuladas pela mudança no nível da água, deslocam-se para as áreas inundadas sazonalmente, migram longas distâncias à procura de alimento e para se reproduzirem. Muitas das espécies importantes para pesca são peixes de piracema. Esta estratégia é usada para maximizar a produção reprodutiva e está adaptada à previsibilidade dos ciclos anuais das cheias e secas.
METODOLOGIA:
A cabeceira do rio Miranda, no trecho compreendido entre os municípios de Bonito, Jardim  MS, local de estudo, caracteriza-se por estar localizada numa bacia de sedimentação, sendo suas águas neste trecho de grande velocidade (ambientes lóticos), porém de coloração clara, devido à baixa quantidade de matéria orgânica e sedimentos em suspensão. As espécies foram amostradas com o uso de tarrafas, de malhas 1,5 a 7,5 cm entre nós adjacentes, durante o período de abril/2000 a setembro/2003. Com base nos dados amostrados, foram estabelecidas a composição quali-quantitativa e identificadas as espécies residentes, temporárias e esporádicas e determinados os grupos específicos associados, de acordo com as condições ambientais.
RESULTADOS:
A espécie Pseudoplatystoma fasciatum(Cachara), teve seu período de maior ocorrência na região durante os meses de outubro a fevereiro. Os dados coletados demonstram que a espécie apresenta uma tendência de aumento nos valores do fator de condição nos meses de outubro a dezembro. Estes altos valores antecedem o período reprodutivo da espécie no local, que ocorre durante os meses de novembro a fevereiro, corroborando os dados observados do Índice Gonado-Somático (IGS) e Estádio de Maturação Gonadal (EM). Já Pseudoplatystoma corruscans (pintado) ocorreu ao longo de todo o período, com maior abundância nos meses de outubro a março. Da mesma forma, esta espécie utiliza o ambiente como área de reprodução, sendo evidenciado pelos altos valores de IGS e EM, durante os meses de novembro a fevereiro.A espécie Paulicea luetkeni(jaú) apresentou alta atividade reprodutiva no local, durante os meses outubro a janeiro com maior pico em dezembro. Esta espécie utiliza o ambiente apenas como sítio reprodutivo, não sendo observada a atividade alimentar no local.
CONCLUSÕES:
A ausência de atividade alimentar das espécies na área, associado ao seu padrão de distribuição no local, demonstra que a maioria das espécies de Siluriformes de grande porte presentes utiliza o ambiente como um importante sítio de reprodução, em especial durante os meses de novembro a fevereiro, quando este grupo lidera a abundância das espécies em biomassa, em relação aos Characiformes. Nos demais meses, a ocorrência deste grupo corresponde a apenas 20% em média das capturas em peso e em número. Desta forma este local é uma área de alta importância para ser preservada e monitorada, pois sua dinâmica influencia diretamente a ictiofauna tanto na região das cabeceiras (planalto), como também na planície de alagamento do Pantanal.
Instituição de fomento: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso do Sul - Fundect.  Convênio 0052/02
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ecologia de Peixes; Ictiologia; Pantanal.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004