IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
MÁQUINA DE RESSÔNANCIA
Shawan Stefany Vieira 1   (autor)   shawanvieira@hotmail.com
Rodrigo Martins da Silva 1   (colaborador)   rodrigomartins@es.cefetmg.br
Márcia da Mota Jardim Martini 2   (orientador)   marciamj@brfree.com.br
1. Depto. de Engenharia Elétrica, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
2. Depto. de Disciplinas Básicas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
INTRODUÇÃO:
O projeto tem por objetivo mostrar, através de um dispositivo simples e de fácil montagem, os fenômenos que ocorrem quando em um sistema físico qualquer é injetado pulsos de energia com freqüência controlada. Quando o sistema alcançar uma freqüência igual a uma de suas freqüências naturais de vibração, o mesmo passa a vibrar com amplitude progressivamente crescente, tendendo ao maior valor possível. Neste caso dizemos que o sistema entrou em ressonância.
METODOLOGIA:
Na primeira fase do projeto foram executados testes com um protótipo de madeira que não atingiram em profundidade os resultados esperados. Para garantir o êxito do projeto foi construído um modelo prático experimental de metal. Este protótipo é formado por uma plataforma de metal com 90 x 50 cm e um eixo fixo por rolamentos a 70 cm em relação à base. Foram anexados ao eixo cinco rolamentos distanciados de 12cm, e a estes, cordas de nylon com uma esfera na extremidade.
O eixo é movimentado por um motor, que é controlado por um circuito eletrônico especifico. Dependendo da freqüência de giro do eixo, um determinado pêndulo começa a girar em torno do eixo e o experimento pode então ser estudado.
RESULTADOS:
O projeto foi desenvolvido com apoio do Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
O princípio metodológico utilizado na construção do dispositivo relaciona-se com a proposta de aproveitamento de idéias contidas num sistema tecnológico já otimizado para determinada função, reaplicando-as à construção de um novo sistema, proposta comumente usada pelo LACTEA.
CONCLUSÕES:
Os objetivos do projeto foram atingidos dentro da expectativa dos projetos desenvolvidos no LACTEA. O projeto Máquina de Ressonância demonstrou de uma maneira simples e interessante o fenômeno a que se propunha. Os resultados alcançados foram possíveis devido à utilização de recursos mecânicos e eletro-eletrônicos, facilitando assim o aprendizado e aguçando o interesse dos alunos no estudo da física.
Instituição de fomento: LACTEA/CEFET-MG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ressonância; Ensino de física; Metodologia de Projetos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004