IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
OS MOCAMBOS NO SERTÃO DAS CAPITANIAS DO NORTE NO ESTADO DO
BRASIL, SÉCULO XVII E XVIII.
Juliana Brainer Barroso Neves 1   (autor)   ju_brainer@yahoo.com.br
Kalina Vanderlei Silva 1   (orientador)   macielcarneiro@bol.com.br
1. Depto. de Geografia e História, Fac. de Form. de Prof. de Nazaré da Mata/Univ. de Pe. - FFPNM/UPE
INTRODUÇÃO:
O sertão do Nordeste no Brasil colônia não era dividido territorialmente da mesma maneira que é hoje. Nesse período a palavra sertão significava um lugar não civilizado, no interior do estado, local que poucos conheciam. A população colonial estava então, concentrada no litoral, onde eram encontrados os engenhos. O que nos leva a compreender a presença dos mocambos nessas áreas longe da “civilização”. Estes eram verdadeiras comunidades formada por escravos fugidos que para sobreviverem se estabeleciam em lugares de difícil acesso. É mister evidenciar que a presença negra no sertão não acontece apenas através dos mocambos, mas também como trabalhadores de fazendas de pecuária e como soldados da coroa na guerra contra os índios Tapuyas que habitavam o sertão.
METODOLOGIA:
Este trabalho está inserido no grupo de estudo “História Sócio-Cultural da América Latina”, que através de documentos primários encontra-se edificando um estudo comparativo sobre a história social da América Latina Colonial. Essa pesquisa tem como principal fonte de documentação a Coleção de Documentos Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Transcrita, catalogada e publicada no início do século XX. Essa documentação compõem o acervo da Biblioteca Central da UFPE e do Laboratório de Ensino e Pesquisa Histórica , no Departamento de História da UFPE. A mesma é composta por 110 volumes compostos por Cartas, Alvarás, Portarias, Decretos, Patentes e Provisões.
RESULTADOS:
De acordo com a documentação e a bibliografia estudada são encontrados vários relatos da presença de mocambos nas capitanias do Norte do Brasil. Na Coleção de Documentos Históricos há várias cartas que descrevem a insatisfação em relação aos negros fugidos que saqueavam e insultavam os moradores das vilas, há também pedidos de armas e de índios para compor as tropas que pretendiam atacar os mocambos no sertão da Bahia. Além disso a autora Tanya Brandão, as fazendas de pecuária contribuíram para a chegada dos negros no sertão do Piauí, o que resultou na colaboração da formação da sociedade piauiense.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados das pesquisas, podemos concluir que ainda há defasagem na historiografia brasileira de dados sobre a presença de negros e mucambos no sertão das capitanias do Norte. Visto que a documentação e bibliografia muitas vezes se limitam ao Estado da Bahia, podemos concluir que há certa dificuldade de obter informações sobre a história dos afrodescendentes e sua contribuição social para a população no resto do Brasil colonial.
Instituição de fomento: Depto. de Geografia e História - FFPNM/UPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  colonização; sertão; mocambos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004