IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO: LEVANTAMENTO DE FONTES E DADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA HISTÓRIA - (1971-2000).
Juliana da Silva Alves 1   (autor)   tucajualves@bol.com.br
Lázara Nanci de Barros Amâncio 1   (orientador)   nancib@terra.com.br
1. Depto. de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa está vinculada a um projeto maior intitulado: Cartilhas escolares: ideários, práticas pedagógicas e editoriais; construção de repertórios analíticos e de conhecimento sobre a história da alfabetização e das cartilhas (MG/RS/MT) 1870  1997.
O que pretendo com este subprojeto é contribuir para a (re) construção da história do ensino e da alfabetização no Estado de Mato Grosso, localizando fontes documentais (livros, cadernos, cartilhas), especialmente de origem oficial relacionadas às políticas pedagógicas especificamente no período de 1970 a 2000.
METODOLOGIA:
Para que os objetivos da pesquisa possam ser alcançados, traçamos como meta de trabalho a reunião e a organização, a seleção e a catalogação da documentação, ou seja, das fontes do período estabelecido para que possam nos fornecer os dados necessários.
A intenção que temos ao reunir e catalogar o material se justifica pelo objetivo do Projeto em criar, no interior do Núcleo de Pesquisas do Departamento de Educação, um Centro de Documentação. A sua criação contribuirá de imediato para a pesquisa em questão, mas deverá subsidiar de fato, pesquisas posteriores
RESULTADOS:
Na busca por esse material foram feitas até o momento visitas às escolas públicas das cidades de Rondonópolis e Guiratinga, e buscas nos porões e bibliotecas das mesmas. Buscamos também fontes documentais em bibliotecas públicas Municipais e pessoas da comunidade, dentre essas, professores, ex-alunos e professores aposentados.
Dado o desenrolar da pesquisa, podemos apresentar até o momento dados parciais obtidos com o nosso trabalho. Encontramos cartilhas da década de 70 até os dias atuais e muitas delas obtivemos através de doações. Outra fonte encontrada durante as visitas feitas em busca de fontes documentais foram seis cadernos de Crônicas das Irmãs Salesianas, relatando o ensino de alfabetização na cidade de Guiratinga.
Como resultado das buscas de materiais feitas até agora, temos 197 cartilhas e livros originais do ensino primário que passaram a fazer parte do acervo do nosso Centro de Documentação.
Na medida em que esse material está sendo encontrado, um catálogo vem sendo confeccionado contendo as informações mais relevantes.
CONCLUSÕES:
No entanto, debatemos com alguns empecilhos referentes à busca e reunião de materiais, pois algumas pessoas têm resistências em doar seus pertences e algumas instituições com a finalidade de eliminar o excesso de material, os queimaram.
Posso concluir e afirmar que o projeto tem grande relevância social, mas só conseguiremos nosso objetivo se contarmos com o apoio incondicional das pessoas da comunidade no sentido de doarem para o Centro de Documentação objetos que fazem parte de sua história e da história de seus familiares.
O projeto, portanto, inicialmente, pretende lançar luz sobre a história dos processos de alfabetização ocorridos em nosso Estado e as cartilhas neles utilizadas e, posteriormente, pretende ampliar e aprofundar os estudos.
Instituição de fomento: CNPq/UFMT/FAPEMAT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Documentação; Cartilhas; Catalogação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004